Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de Covid-19. A Direcção Geral de Saúde (DGS) está a investigar.

O jornal i avança que há um aparente aumento do número de mortes em Portugal, nas últimas semanas, considerando os dados do sistema nacional de Vigilância de Mortalidade (eVM). O diário reporta que há, sobretudo, um acréscimo na taxa de mortalidade na última semana, mesmo sem contabilizar as 160 mortes associadas, até agora, à infecção por Covid-19.

A DGS admite ao jornal que este aumento na taxa de mortalidade é “visível há quatro semanas e que se observa, principalmente, no grupo etário dos 75 ou mais anos“. A maioria das mortes ligadas ao coronavírus ocorrem também, sobretudo, nesta faixa etária.

Perante este aumento do número de mortes, a DGS refere que vai investigar, nomeadamente para apurar se as pessoas que morreram tinham problemas de saúde ou doenças específicas.

Neste momento, muitos utentes têm medo de se deslocar aos Centros de Saúde e aos hospitais para serem acompanhados por médicos, nomeadamente quando apresentam problemas de saúde. Esse receio pode estar a agravar algumas patologias, como admitem especialistas.

Para já, é prematuro avançar as causas para este aparente aumento da taxa de mortalidade. Mas é importante também notar que, noutros anos, como em 2018, 2016 e 2012, se verificaram igualmente picos de mortalidade superiores ao que está agora a ser detectado.

Em Portugal, a taxa de mortalidade por Covid-19 é de 2% por comparação com Itália, onde é de 11,03% e com a Alemanha, onde se fica pelos 1%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.