Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

el chip / Flickr

A vespa asiática

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira Litoral após ter sido picado por vespas ou abelhas.

Este homem de 50 anos morreu na quarta-feira em Cadima, no concelho de Cantanhede, Coimbra, após ter sido picado por um enxame de insectos quando estava a trabalhar numa vinha, segundo avança a Rádio Boa Nova.

Próximo do corpo do homem foram encontrados “alguns exemplares de vespa velutina [ou asiática, como é mais conhecida], mas havia também abelhas”, conforme revela à Rádio local o coordenador municipal de Protecção Civil de Cantanhede.

A presidente da Junta de Freguesia de Cadima, Marise Pessoa, diz à mesma estação que o homem seria “alérgico a picadas de abelhas”.

Só a autópsia pode ajudar a desfazer as dúvidas relativamente às causas da morte. Mas no caso do homem falecido em Oliveira do Bairro, o falecimento é atribuído a picadas de vespa asiática, conforme fonte dos Bombeiros da localidade.

Este homem de 79 anos estaria a trabalhar no seu quintal quando terá sido atacado por várias vespas asiáticas. Foi encontrado ainda com vida pelos bombeiros, após o alerta dado por um familiar, mas acabou por ser dado como morto no local, depois de várias tentativas de reanimação falhadas.

A vespa-asiática não é considerada perigosa para os humanos, mas as suas picadas podem provocar choques anafiláticos e sintomas alérgicos, como dificuldades em respirar, calores e febre. Como é uma vespa maior do que as mais comuns, com mais veneno no ferrão, o ataque de um enxame inteiro pode revelar-se mais perigoso.

O maior perigo da vespa-asiática é para o meio-ambiente e para a biodiversidade, já que é carnívora e come abelhas e outros insectos polinizadores.

Na plataforma SOS Vespa pode acompanhar a geo-referenciação online dos ninhos da vespa-asiática em Portugal, bem como contribuir para a identificação e detecção de outros ninhos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. eu fui picada por uma abelha ontem mas nao sei se morro hoje ainda por sima nao sei se sou alergica a picadas de abelhas mas eu nao compreendo basta eu chegar a casa foi por de comida aos cães e ao gatos e uma abelha picoume e eu nao tinha visto nada so senti um choque no meu braço

RESPONDER

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …