/

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

4

el chip / Flickr

A vespa asiática

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira Litoral após ter sido picado por vespas ou abelhas.

Este homem de 50 anos morreu na quarta-feira em Cadima, no concelho de Cantanhede, Coimbra, após ter sido picado por um enxame de insectos quando estava a trabalhar numa vinha, segundo avança a Rádio Boa Nova.

Próximo do corpo do homem foram encontrados “alguns exemplares de vespa velutina [ou asiática, como é mais conhecida], mas havia também abelhas”, conforme revela à Rádio local o coordenador municipal de Protecção Civil de Cantanhede.

A presidente da Junta de Freguesia de Cadima, Marise Pessoa, diz à mesma estação que o homem seria “alérgico a picadas de abelhas”.

Só a autópsia pode ajudar a desfazer as dúvidas relativamente às causas da morte. Mas no caso do homem falecido em Oliveira do Bairro, o falecimento é atribuído a picadas de vespa asiática, conforme fonte dos Bombeiros da localidade.

Este homem de 79 anos estaria a trabalhar no seu quintal quando terá sido atacado por várias vespas asiáticas. Foi encontrado ainda com vida pelos bombeiros, após o alerta dado por um familiar, mas acabou por ser dado como morto no local, depois de várias tentativas de reanimação falhadas.

A vespa-asiática não é considerada perigosa para os humanos, mas as suas picadas podem provocar choques anafiláticos e sintomas alérgicos, como dificuldades em respirar, calores e febre. Como é uma vespa maior do que as mais comuns, com mais veneno no ferrão, o ataque de um enxame inteiro pode revelar-se mais perigoso.

O maior perigo da vespa-asiática é para o meio-ambiente e para a biodiversidade, já que é carnívora e come abelhas e outros insectos polinizadores.

Na plataforma SOS Vespa pode acompanhar a geo-referenciação online dos ninhos da vespa-asiática em Portugal, bem como contribuir para a identificação e detecção de outros ninhos.

SV, ZAP //

4 Comments

  1. eu fui picada por uma abelha ontem mas nao sei se morro hoje ainda por sima nao sei se sou alergica a picadas de abelhas mas eu nao compreendo basta eu chegar a casa foi por de comida aos cães e ao gatos e uma abelha picoume e eu nao tinha visto nada so senti um choque no meu braço

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.