Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

el chip / Flickr

A vespa asiática

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira Litoral após ter sido picado por vespas ou abelhas.

Este homem de 50 anos morreu na quarta-feira em Cadima, no concelho de Cantanhede, Coimbra, após ter sido picado por um enxame de insectos quando estava a trabalhar numa vinha, segundo avança a Rádio Boa Nova.

Próximo do corpo do homem foram encontrados “alguns exemplares de vespa velutina [ou asiática, como é mais conhecida], mas havia também abelhas”, conforme revela à Rádio local o coordenador municipal de Protecção Civil de Cantanhede.

A presidente da Junta de Freguesia de Cadima, Marise Pessoa, diz à mesma estação que o homem seria “alérgico a picadas de abelhas”.

Só a autópsia pode ajudar a desfazer as dúvidas relativamente às causas da morte. Mas no caso do homem falecido em Oliveira do Bairro, o falecimento é atribuído a picadas de vespa asiática, conforme fonte dos Bombeiros da localidade.

Este homem de 79 anos estaria a trabalhar no seu quintal quando terá sido atacado por várias vespas asiáticas. Foi encontrado ainda com vida pelos bombeiros, após o alerta dado por um familiar, mas acabou por ser dado como morto no local, depois de várias tentativas de reanimação falhadas.

A vespa-asiática não é considerada perigosa para os humanos, mas as suas picadas podem provocar choques anafiláticos e sintomas alérgicos, como dificuldades em respirar, calores e febre. Como é uma vespa maior do que as mais comuns, com mais veneno no ferrão, o ataque de um enxame inteiro pode revelar-se mais perigoso.

O maior perigo da vespa-asiática é para o meio-ambiente e para a biodiversidade, já que é carnívora e come abelhas e outros insectos polinizadores.

Na plataforma SOS Vespa pode acompanhar a geo-referenciação online dos ninhos da vespa-asiática em Portugal, bem como contribuir para a identificação e detecção de outros ninhos.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. eu fui picada por uma abelha ontem mas nao sei se morro hoje ainda por sima nao sei se sou alergica a picadas de abelhas mas eu nao compreendo basta eu chegar a casa foi por de comida aos cães e ao gatos e uma abelha picoume e eu nao tinha visto nada so senti um choque no meu braço

RESPONDER

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …