Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

el chip / Flickr

A vespa asiática

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira Litoral após ter sido picado por vespas ou abelhas.

Este homem de 50 anos morreu na quarta-feira em Cadima, no concelho de Cantanhede, Coimbra, após ter sido picado por um enxame de insectos quando estava a trabalhar numa vinha, segundo avança a Rádio Boa Nova.

Próximo do corpo do homem foram encontrados “alguns exemplares de vespa velutina [ou asiática, como é mais conhecida], mas havia também abelhas”, conforme revela à Rádio local o coordenador municipal de Protecção Civil de Cantanhede.

A presidente da Junta de Freguesia de Cadima, Marise Pessoa, diz à mesma estação que o homem seria “alérgico a picadas de abelhas”.

Só a autópsia pode ajudar a desfazer as dúvidas relativamente às causas da morte. Mas no caso do homem falecido em Oliveira do Bairro, o falecimento é atribuído a picadas de vespa asiática, conforme fonte dos Bombeiros da localidade.

Este homem de 79 anos estaria a trabalhar no seu quintal quando terá sido atacado por várias vespas asiáticas. Foi encontrado ainda com vida pelos bombeiros, após o alerta dado por um familiar, mas acabou por ser dado como morto no local, depois de várias tentativas de reanimação falhadas.

A vespa-asiática não é considerada perigosa para os humanos, mas as suas picadas podem provocar choques anafiláticos e sintomas alérgicos, como dificuldades em respirar, calores e febre. Como é uma vespa maior do que as mais comuns, com mais veneno no ferrão, o ataque de um enxame inteiro pode revelar-se mais perigoso.

O maior perigo da vespa-asiática é para o meio-ambiente e para a biodiversidade, já que é carnívora e come abelhas e outros insectos polinizadores.

Na plataforma SOS Vespa pode acompanhar a geo-referenciação online dos ninhos da vespa-asiática em Portugal, bem como contribuir para a identificação e detecção de outros ninhos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. eu fui picada por uma abelha ontem mas nao sei se morro hoje ainda por sima nao sei se sou alergica a picadas de abelhas mas eu nao compreendo basta eu chegar a casa foi por de comida aos cães e ao gatos e uma abelha picoume e eu nao tinha visto nada so senti um choque no meu braço

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …