Paulo Novais / Lusa

Papa Francisco chega a Fátima (2023)
Medidas de apoio aos peregrinos já foram anunciadas, num ano em que o 13 de Maio será diferente. Os sinos começaram a tocar.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou nesta quarta-feira as medidas de protecção e apoio que vai proporcionar aos peregrinos de Fátima.
Haverá, como habitualmente, acções de sensibilização e condicionamentos de trânsito no Itinerário Complementar 2 (IC 2). Abrange estradas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém.
“As vias utilizadas pelos peregrinos têm volume de tráfego significativo, onde nalguns casos se verificam velocidades de circulação elevadas, aumentando substancialmente a sua exposição ao risco, potenciando a gravidade das consequências de um eventual acidente”, referiu a IP em comunicado.
O foco será em Santarém: “Uma vez que o número de peregrinos que percorre a rede de estradas neste distrito é normalmente elevado, haverá um reforço do acompanhamento por parte das equipas da IP”.
As medidas arrancam amanhã, sexta-feira, e prolongam-se até 13 de Maio, num ano em que essa data será diferente devido à morte do Papa Francisco.
Logo na segunda-feira, dia do falecimento, o Santuário de Fátima anunciou que os sinos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário vão tocar sinais fúnebres, todos os dias, após as 9h30, até sábado, dia do funeral do Papa Francisco. Também haverá preces pelo Papa em todas as missas oficiais do santuário até sábado.
Prevemos uma afluência (ainda) maior a Fátima neste ano, com preces e homenagens a Jorge Mario Bergoglio.
As idas a Fátima por causa do Papa já começaram logo na segunda-feira – até por figuras públicas, como Nicolás Otamendi, futebolista argentino e capitão do Benfica.
As celebrações no Santuário estão a evocar o Papa Francisco todos os dias, nesta semana. Algumas centenas de pessoas, em grupos, estavam em Fátima (também) a rezar pelo Papa, relatou a Antena 1.
E ainda há uma possibilidade, embora mais distante: o Conclave anunciar o próximo Papa na noite de 12 de Maio, na noite maior da peregrinação – mas esse anúncio deverá ser feito só na semana seguinte; a data ainda não foi confirmada.
O Papa Francisco esteve duas vezes em Fátima: em 2017, precisamente no 13 de Maio, canonizou Francisco e Jacinta Marto, os irmãos pastorinhos e videntes da Cova da Iria; em 2023 voltou a Portugal por causa da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa – e também foi a Fátima.
Em 2025, a peregrinação de 12 e 13 de Maio ao Santuário de Fátima vai ser presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.