Morte de 6 crianças leva Ikea a recolher cómodas Malm

IKEA

Cómoda Malm da IKEA

Cómoda Malm da IKEA

O gigante de mobiliário Ikea anunciou esta terça-feira que vai recolher o seu popular modelo de cómodas Malm, depois de seis crianças terem sido esmagadas pela queda do móvel.

“A Ikea dos Estados Unidos e a Ikea do Canadá vão lançar uma recolha local de cómodas, apenas na América do Norte”, disse à agência France Presse a porta-voz do grupo, Kajsa Johansson.

Johansson sublinhou que as cómodas “reuniam todos os requisitos obrigatórios de estabilidade em todos os mercados onde foram vendidos” e acrescentou que o móvel “deve estar aparafusado à parede” tal como dizem as instruções.

Segundo a imprensa norte-americana, estão a ser recolhidas 29 milhões de cómodas.

Desde esta segunda feira que as cómodas Malm já não se encontram disponíveis no site da IKEA norte-americana, mas estão à venda em Portugal.

A IKEA Portugal confirmou entretanto que as cómodas Malm estão a ser recolhidas devido a uma norma da ASTM, uma organização local norte-americana.

“Esta decisão voluntária da IKEA surge no seguimento da norma ASTM F2057-14, aplicável exclusivamente na América do Norte”, informa o grupo em comunicado distribuído à imprensa.

Segundo o comunicado, “as cómodas IKEA cumprem os requisitos de segurança em vigor em todos os mercados onde são vendidas e não constituem perigo quando fixadas à parede, conforme explicado nas instruções de montagem”.

Os acessórios de ferragem encontram-se incluídos na embalagem do produto e disponibilizados gratuitamente em todas as lojas

Em 2015, o Ikea lançou uma campanha nos EUA e no Canadá para encorajar os donos das cómodas Malm a fixarem-nas à parede. Na altura, segundo a BBC, a empresa ofereceu aos proprietários 27 milhões de kits de fixação.

A autoridade norte-americana de segurança do consumidor, CPSC, declarou então que “os armários e as gavetas do modelo Malm apresentam risco de tombar se não estiverem devidamente aparafusadas à parede”.

O grupo sueco informou que foram confirmadas 6 mortes nos últimos 13 anos envolvendo cómodas Ikea, todas nos EUA. Nenhuma das cómodas tinha sido fixada à parede.

Três destas mortes ocorreram nos últimos dois anos.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …