//

Morte de 6 crianças leva Ikea a recolher cómodas Malm

IKEA

Cómoda Malm da IKEA

Cómoda Malm da IKEA

O gigante de mobiliário Ikea anunciou esta terça-feira que vai recolher o seu popular modelo de cómodas Malm, depois de seis crianças terem sido esmagadas pela queda do móvel.

“A Ikea dos Estados Unidos e a Ikea do Canadá vão lançar uma recolha local de cómodas, apenas na América do Norte”, disse à agência France Presse a porta-voz do grupo, Kajsa Johansson.

Johansson sublinhou que as cómodas “reuniam todos os requisitos obrigatórios de estabilidade em todos os mercados onde foram vendidos” e acrescentou que o móvel “deve estar aparafusado à parede” tal como dizem as instruções.

Segundo a imprensa norte-americana, estão a ser recolhidas 29 milhões de cómodas.

Desde esta segunda feira que as cómodas Malm já não se encontram disponíveis no site da IKEA norte-americana, mas estão à venda em Portugal.

A IKEA Portugal confirmou entretanto que as cómodas Malm estão a ser recolhidas devido a uma norma da ASTM, uma organização local norte-americana.

“Esta decisão voluntária da IKEA surge no seguimento da norma ASTM F2057-14, aplicável exclusivamente na América do Norte”, informa o grupo em comunicado distribuído à imprensa.

Segundo o comunicado, “as cómodas IKEA cumprem os requisitos de segurança em vigor em todos os mercados onde são vendidas e não constituem perigo quando fixadas à parede, conforme explicado nas instruções de montagem”.

Os acessórios de ferragem encontram-se incluídos na embalagem do produto e disponibilizados gratuitamente em todas as lojas

Em 2015, o Ikea lançou uma campanha nos EUA e no Canadá para encorajar os donos das cómodas Malm a fixarem-nas à parede. Na altura, segundo a BBC, a empresa ofereceu aos proprietários 27 milhões de kits de fixação.

A autoridade norte-americana de segurança do consumidor, CPSC, declarou então que “os armários e as gavetas do modelo Malm apresentam risco de tombar se não estiverem devidamente aparafusadas à parede”.

O grupo sueco informou que foram confirmadas 6 mortes nos últimos 13 anos envolvendo cómodas Ikea, todas nos EUA. Nenhuma das cómodas tinha sido fixada à parede.

Três destas mortes ocorreram nos últimos dois anos.

ZAP / Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.