“Morte aos portugueses” em França

A sede do clube português de Brie-Comte-Robert foi vandalizada na noite de terça para quarta-feira, com frases nas paredes a desejar a morte dos portugueses e apelando ao partido da Frente Nacional.

Na noite de terça para quarta-feira, as paredes brancas do clube português de Brie-Comte-Robert, a sudeste de Paris, foram inundadas pelo vermelho de alguns comentários racistas.

Segundo o Diário de Notícias, “Morte aos portugueses”, “Morte aos estrangeiros” e aos “ciganos” foram algumas das frases escritas na fachada do clube e da associação de solidariedade social conhecida por Restos.

Também nas paredes era visível o apoio à Frente Nacional, através de frases como “Viva a FN”, e ainda a ideologias mais radicais com a representação da cruz suástica.

Perante esta situação, as autoridades locais mandaram pintar a fachada de imediato, algo que parece ter sido suficiente para o clube português.

Os responsáveis não tencionam apresentar queixa do incidente, ao contrário da própria cidade que já optou por o fazer.

https://twitter.com/ActusOvernewz/status/674662405134266368

O nome do representante local do partido, Morgann Vanacker, também estava escrito na parede, mas o político já veio negar que os membros do partido possam estar envolvidos no caso.

“Vou fazer queixa porque os autores estão a envolver o nosso partido, a persegui-lo. Mas eles estão completamente enganados, não somos racistas“, afirmou.

Recorde-se que a Frente Nacional, partido de Marine Le Pen, venceu a primeira volta das eleições regionais francesas no início da semana.

“Claro que as pinturas feitas nos nossos muros têm a ver com as eleições”, disse José Rodrigues, o presidente do clube, citado pelo mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Não é difícil perceber que essas frases não foram escritas por franceses . Se virmos bem a palavra PORTUGUAIS esta mal escrita em frances escreve-se PORTUGAIS.
    Da para perceber que quem escreveu isso foi um portugues . Porque digo isso porque nos escrevemos PORTUGUESES e la esta escrito PORTUGUAIS.
    O Franceses do FN não cometem erros a escrever porque são verdadeiros franceses que estudaram na França. É so a minha ideia . mas acho que a pesso eque escreveu isso deveu ser proibida de la entrar e vingou-se assim.

    • Hahahaa…
      Que brilhante dedução!…
      Deves andar a ver muitos filmes “manhosos”!!..
      Com “ideias” dessas, vais longe…
      Sim, sim, a FN são os “verdadeiros franceses”, mas, além de pouco inteligentes, devem ter pouco mais do que a 4ª classe (assim como tu – tal é a tua brilhante capacidade de raciocínio), por isso…

    • Tem toda a razão! A mensagem está cheia de erros e só um perfeito ignorante, não repara nisso! Isto, quase de certeza não foi escrito por franceses, quando muito escreveriam “Mort aux Portugais!” Mas eis que logo os “intelectuais de pacotilha se levantaram logo contra a sua pertinente observação! Isto é uma triste e trapalhona tentativa de alguém, não português ou francês de criar conflitos, entre as duas comunidades que se dão bem e que fora as intervenções de alguns tristes, como aqui vemos exemplos claros na resposta ao seu comentário, têm uma relação normal entre povos civilizados.

  2. O Domingues fez uma análise sustentada em premissas correctas. Um dos perigos do fascismo, muitas vezes apoiado num nacionalismo mal entendido, que renasce por toda a Europa é o aproveitamento que terceiros podem fazer das suas “ideias” mais radicais.

  3. Pois, pois, vão discutindo erros de ortografia; se esses neo-nazis fascistas tiverem hipóteses logo vão ver como elas mordem. Ou pensavam que só calhava aos “outros”?? É que “os outros” também somos nós, basta mudar de prespetiva.

  4. Eu cresci a ler ” morte aos pretos” em inúmeras paredes aqui em Portugal. Não vi, nem verei, uma atitude semelhante às autoridades francesas por parte das autoridades portuguesas. Eles estão errados, mas os tugas são bem piores.

  5. Isso foi algum enfurecido por um Tuga lhe ter comido a mulher ou como é sabido algumas francesas gostam de passar por clubes portugueses para um engate de sangue latino.

  6. Morte aos portugaijes, morte aos franchaijes, serve qualquer um desde que não cheguem a mim, tantas mortes?, f***-**, vou mudar de profissão, vou para cangalheiro, sempre dá mais e não sujo as mãos.

  7. Isto foi inscrito, por pessoas que querem armar guerra , por isso vamos la com calma, e ver se descobrimos os autores, se calhar teremos uma surpresa.

  8. Não é novidade. Leiam a história, pois já desde as invasões francesas os franceses maltrataram os tugas. Por onde passavam pilhavam violavam matavam e quando saiam das localidades por onde passavam incendiavam o que restava. Os nossos emigrantes nos anos 50/60 foram para lá trabalhar para fugir à fome e à miséria mas afinal iam para trabalho escravo. Agora invadem-nos com intermarchés e similares com preços altos na prateleira e com trabalhadores pagos também a soldo de escravo. Esses franceses sempre foram uns pulhas. Mas os tugas até no cinema se rebaixam pois fizeram o filme a gaiola dourada que mais não foi um filme de tugas a falar de tugas e a gozar com os tugas para francês rir, e até (apanágio dos tugas) foi falado em francês. Temos (têm) aquilo que merecemos.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …