Morreu o “Zé Gato”, Orlando Costa

Reprodução / YouTube

Orlando Costa

Orlando Costa foi ator, protagonista na famosa série na RTP, mas também escreveu canções para espetáculos e colaborou em álbuns musicais.

O ator Orlando Costa, que protagonizou a série televisiva “Zé Gato”, morreu hoje em casa, aos 73 anos, confirmou à Lusa fonte da Casa do Artista, em Lisboa.

Orlando Costa nasceu em Braga a 24 de dezembro de 1948 e estreou-se na comédia “Um Chapéu de Palha de Itália”, de Eugéne Labiche, no Teatro Experimental de Cascais (TEC), em 1970, numa encenação de Carlos Avilez, com Lígia Telles, Maria de Lourdes Resende e Vítor de Sousa, entre outros, de acordo com a entrada sobre o ator na Infopédia e o registo da peça no ‘site’ do TEC.

O ator fez parte do núcleo fundador do Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, em 1973. Orlando Costa fez também parte da companhia “A Barraca”, onde contracenou com Maria do Céu Guerra.

O ator esteve muito ligado a projetos televisivos, tendo participado em séries como “Duarte e Companhia” (RTP), na década de 1980, ao lado de Rui Mendes, António Assunção, Canto e Castro e Paula Mora, “Zé Gato” (RTP), em 1979, que protagonizou, contracenando com Luís Lello, Canto e Castro e Luís Alberto, entre outros.

A sua mais recente participação foi na telenovela “Amor, Amor” (SIC), ao lado de Ricardo Pereira, Paulo Rocha e Maria João Bastos.

O ator fez parte de vários elencos televisivos, desde “A Mala de Cartão” (1988), em que contracenou com a atriz Irene Papas, até “A Morgadinha dos Canaviais” (1990), “Ballet Rose” (1998) e “Capitão Roby” (2000), para além de “Malucos do Riso” (1995), “Super Pai” (2002) e “Inspetor Max” (2004).

No cinema, desempenhou personagens em “A Santa Aliança” (1980), de Eduardo Geada, “Jogo de Mão” (1983), de Monique Rutler, “Amor e Dedinhos de Pé” (1992), de Luís Filipe Rocha, “Três Irmãos” (1994), de Teresa Villaverde, “Sapatos Pretos” (1998), de João Canijo, “O Anjo da Guarda” (1998), de Margarida Gil, “A Filha” (2003), de Solveig Nordlund, ou “Coisa Ruim” (2006), de Tiago Guedes e Frederico Serra, entre outros.

Paralelamente, Orlando Costa escreveu canções para espetáculos e colaborou em álbuns de Júlio Pereira, Fausto e Sérgio Godinho.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.