Morreu Vicente Jorge Silva. Foi cineasta, co-fundador do Público e pai da “geração rasca”

Inácio Rosa / Lusa

Vicente Jorge Silva

O jornalista Vicente Jorge Silva, co-fundador e primeiro diretor do jornal Público, morreu na madrugada desta terça-feira, em Lisboa, aos 74 anos, disse à agência Lusa fonte da próxima da família.

Morreu esta terça-feira o jornalista, político e cineasta português Vicente Jorge Silva. Natural do Funchal, onde nasceu em 8 de novembro de 1945, era um apaixonado por cinema, mas acabou por fazer carreira no jornalismo. Foi deputado, pelo Partido Socialista, eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, uma experiência “da qual não gostou”.

Vicente Jorge Silva marcou uma geração no jornalismo em Portugal, sendo dele a polémica expressão “geração rasca”, num editorial que assinou na altura das manifestações estudantis contra a então ministra da Educação do Governo de Aníbal Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite.

Começou por escrever artigos sobre filmes na página “Foco”, do Jornal da Madeira, tendo assumido mais tarde a direção do Comércio do Funchal, conotado com a oposição ao regime de Salazar e que desempenhou um importante papel na renovação da imprensa regional portuguesa.

Em 1974, Vicente Jorge Silva ingressou no Expresso, fundado dois anos antes, jornal no qual exerceu as funções de chefe de redação e de diretor-adjunto.  Cofundador e primeiro diretor do jornal Público, foi colunista do Diário Económico e do Diário de Notícias, comentador da SIC Notícias, e colaborava atualmente com o semanário Sol.

Como realizador de cinema foi autor de “O Limite e as Horas” (1961), “O Discurso do Poder” (1976), “Vicente Fotógrafo” (1978), “Bicicleta – Ou o Tempo Que a Terra Esqueceu” (1979) e “A Ilha de Colombo (1997)”. Porto Santo (1997), o seu último trabalho no cinema, foi exibido no Festival Internacional de Genebra.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …