Morreu Tito Vilanova, ex-treinador do Barça, após cirurgia de urgência

David Cuella / Flickr

Tito Vilanova, ex-treinador do FC Barcelona

Tito Vilanova, ex-treinador do FC Barcelona

O ex-treinador do Barcelona Tito Vilanova morreu esta sexta-feira, aos 45 anos, após ter sido submetido a uma cirurgia de urgência.

Em comunicado oficial, o Barcelona confirmou o falecimento de Tito Vilanova. O clube informou ainda que abrirá um espaço no Camp Nou nas próximas horas para que as pessoas homenageiem o treinador.

“O clube deseja expressar as mais profundas condolências à família de Tito Vilanova , que compartilhou os momentos de dor , juntamente com os amigos e os fãs do Barcelona. Por vontade da família Vilanova , por favor, respeitem seu desejo de viver na mais estrita intimidade estes momentos após a morte” – diz a nota.

Tito Vilanova tinha sido submetido na passada quinta-feira a uma operação relacionada com o cancro que lhe foi detetado em 2011 e, segundo a agência espanhola EFE, a intervenção efetuada em Barcelona teve como objetivo tratar uma obstrução no estômago, que impedia o antigo técnico de ingerir alimentos.

O técnico, de 45 anos, sucedeu a Pep Guardiola, de quem era adjunto, como treinador do FC Barcelona em 2012/13, já depois de lhe ter sido detetado o cancro em novembro de 2011. Em dezembro de 2012, uma recaída obrigou-o afastar-se e levou-o a Nova Iorque para se submeter a tratamento.

Regressou em abril de 2013, mas, a 19 de julho, renunciou ao cargo devido a outro agravamento.

José Mourinho diz que “hoje é um dia triste para o futebol”

O técnico português, atualmente ao serviço do Chelsea, teve em tempos, enquanto treinador principal do Real Madrid, desentendimentos com o então adjunto de Pep Guardiola, mas hoje não hesitou em apresentar rapidamente as suas “profundas condolências por este momento difícil”.

“O falecimento de Tito Vilanova é um dia triste para o futebol, para Barcelona e, o mais importante, para a sua família e amigos”, escreveu o treinador luso na conta do atual clube, falando em nome do toda a equipa londrina.

Em agosto de 2011, Mourinho e Vilanova protagonizaram um episódio insólito em jogo da Supertaça, disputado em Camp Nou, com o português a enfiar um dedo no olho de Vilanova.

MR, Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …