Morreu tartaruga que foi operada por ter 915 moedas no estômago

STR THAILAND OUT / EPA

-

A tartaruga marinha de 25 anos, que engoliu quase mil moedas atiradas por turistas na Tailândia em busca de boa sorte, morreu esta terça-feira, quase duas semanas depois de uma cirurgia para lhe retirar as moedas do estômago.

A causa da morte foi envenenamento do sangue provocado pelas moedas, disse Achariya Sailasuta, professora na faculdade de veterinária da Universidade de Chulalongkorn, em Banguecoque.

“Pelo menos ela pôde nadar livremente e comer alegremente antes de morrer”, disse por seu lado a cirurgiã Nantarika Chansue, que removeu cinco quilos de moedas do estômago da tartaruga numa operação a 6 de março.

A tartaruga, que ganhou a alcunha de “Banco”, parecia estar bem depois da operação, mas um exame no sábado revelou problemas nos seus intestinos. Os médicos fizeram uma segunda operação, mas a tartaruga não voltou a acordar esta manhã.

“Banco” vivia num lago público na província de Chonburi, cerca de 175 quilómetros a sudeste de Banguecoque.

A tartaruga engoliu 915 moedas atiradas por turistas e o peso das moedas acabou por quebrar a sua carapaça.

As 915 moedas formaram uma bola no estômago do animal e os especialistas não a conseguiram remover inteira pela incisão de dez centímetros que tinham feito. Assim, demoraram quatro horas a extrair poucas moedas de cada vez, muitas delas parcialmente corroídas ou já meio dissolvidas.

Muitos tailandeses acreditam que atirar moedas às tartarugas traz longevidade e foi isso mesmo que fizeram ao longo de vários anos no lago onde vivia a tartaruga “Banco”, na cidade de Sri Racha (Leste da Tailândia).

Uma tartaruga marinha verde – uma espécie em risco de extinção – tem uma esperança média de vida de 80 anos, disse Roongroje Thanawongnuwech, reitor da Faculdade de Veterinária da Universidade de Chulalongkorn.

O caso desta tartaruga – encontrada já em más condições pela Marinha tailandesa – foi tornado público no mês passado, tendo sido recolhidos quase 15 mil baht (398 euros) em donativos para pagar a cirurgia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …

Brexit. Na nona e última ronda, Von der Leyen está convencida de que acordo é possível

A União Europeia (UE) e o Reino Unido voltam esta terça-feira às negociações, na nona e última ronda para sair do impasse em questões como as pescas e concorrência e chegar a um acordo de …

Fundo de Resolução deve ser analisado com rigor, diz BCP. Presidente do banco defende moratórias

O presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, disse na segunda-feira que o tema do financiamento do Fundo de Resolução deve ser analisado com o "máximo cuidado e rigor", afirmando não ter nenhuma …

Falhas nas escolas: Falta de funcionários, alunos reprovados e Internet lenta condicionam resultados

Dois em cada três estudantes portugueses frequentam escolas onde os diretores apontam a falta de pessoal não docente como um dos fatores que condiciona a capacidade de ensinar. Chumbos ou Internet lenta também são condicionantes …

Há pontos de contacto e linhas vermelhas na relação amor-ódio que desenha o futuro do OE2021

O PCP foge por entre os dedos, o Bloco de Esquerda está cheio de dúvidas e o PSD é o terceiro interveniente à espera de intervir. A viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é …

PS recuou e cedeu ao PSD na residência alternada dos filhos de pais separados

O PS e o PSD chegaram a um acordo no âmbito da residência alternada dos filhos de pais separados, de modo a que este regime passe a constar da Lei. Contudo, ao contrário do que …

Torra acusa Estado de "golpe". Milhares protestam contra decisão do Supremo

O presidente inabilitado da Catalunha denunciou, esta segunda-feira, o "golpe arquitetado" pelo Estado com o objetivo de o destituir. Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona para se manifestar contra a decisão do Supremo. O …

Donald Trump garante ter pagado impostos. Só não apresentou provas

Esta segunda-feira, o Presidente norte-americano afirmou que pagou milhões de dólares ao Tesouro sem, no entanto, ter apresentado qualquer prova. Para se defender da reportagem publicada pelo The New York Times - que revela que o …