Morreu a soprano catalã Montserrat Caballé

Comunidad de Madrid / Flickr

A soprano catalã Montserrat Caballé

A soprano catalã morreu na madrugada deste sábado, aos 85 anos, no Hospital de Sant Pau de Barcelona, informaram fontes hospitalares citadas pela EFE e AFP.

Montserrat Caballé, cuja saúde estava fragilizada há vários anos, encontrava-se internada desde o mês passado. “Morreu durante a noite no hospital de Sant Pau”, disse à AFP uma fonte neste hospital em Barcelona.

O funeral da artista, uma figura internacional da ópera, vai acontecer na segunda-feira, às 12h00 locais (11h00 em Lisboa), no cemitério de Barcelona.

Retirada há vários anos devido a problemas de saúde, Montserrat Caballé, que já havia sofrido um derrame, foi hospitalizada em meados de setembro, devido a um problema na bexiga, segundo os meios de comunicação social espanhóis.

O chefe do Governo, Pedro Sánchez, considerou no Twitter que a morte da cantora lírica é uma “triste notícia”, realçando que Caballé era uma “grande embaixadora” de Espanha, uma soprano “reconhecida internacionalmente”. “Montserrat Caballé, a sua voz e doçura estarão sempre connosco”, acrescentou.

Nascida a 12 de abril de 1933 em Barcelona, numa família modesta, Maria de Montserrat Caballé Viviana Concepción i Folch entrou para o “Conservatori Superior de Música del Liceu”, em Barcelona, aos 11 anos, e debutou na Ópera de Bâle em 1956, com “La Boheme”, de Giacomo Puccini.

A catalã – cuja arte de “pianissimo” era lendária, tal como a sua potência vocal – cantava tão bem Rossini, Bellini e Donizetti como Mozart ou Dvorak.

A 7 de janeiro de 1962, após dois anos em Bremen (Alemanha), Montserrat Caballé finalmente juntou-se à Ópera de Barcelona, o Gran Teatre del Liceu, e foi o início de uma longa história de amor entre a cantora e o seu público.

O sucesso aumentou em 1965, em Nova Iorque, com “Lucretia Borgia”, de Gaetano Donizetti, e em 1967 durante a sua primeira “Traviata” (Verdi), sob a direção de Georges Prêtre.

Caballé fez então várias ‘tournées’ de sucesso no mundo, muitas vezes com a sua amiga, a cantora Marilyn Horne, e triunfou em 1972 no La Scala, em Milão, na “Norma” de Bellini.

Monserrat também gravou um álbum com o cantor dos Queen Freddie Mercury, cuja canção “Barcelona” tinha sido escolhida como hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. A partir desse ano, os seus problemas de saúde forçaram-na a reduzir a sua presença no palco.

Regressou em 5 de janeiro de 2002 ao Gran Teatre del Liceu, para assinalar o 40.º aniversário da sua primeira aparição, o que lhe rendeu uma ovação de mais de dez minutos.

Para assinalar os 50 anos da sua carreira, regressou a 3 de janeiro de 2012 à Ópera de Barcelona para “Outra Noite de Montserrat Caballé”.

A cantora teve a sua filha Montserrat Martí a 15 de novembro de 1972, na sequência do casamento com o tenor espanhol Bernabé Martí, em 1964. Às vezes cantava com a sua filha, também ela uma soprano.

Montserrat Caballé teve problemas com as autoridades fiscais espanholas nos últimos anos, tendo sido sentenciada, em dezembro de 2015, a seis meses de prisão, que não cumpriu, e a uma multa de 250 mil euros por evasão fiscal.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro MLS,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Toda a vida todo o mundo se referiu de forma desprendida a personalidades que são lisboetas ou madeirenses, algarvias ou minhotas, galegas ou catalãs, cariocas ou escocesas, sem que com isso tivessem deixado se ser portuguesas, espanholas, brasileiras ou britânicas.
      O ZAP não embarca na moda recente de transformar tudo o que se escreve numa questão política, e agradece que os seus leitores façam o favor de não o fazer.

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …