Morreu Rogério “Pipi”, histórico jogador do Benfica

(dr)

Rogério Carvalho ‘Pipi’

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos.

“Foi com profunda tristeza e pesar que o Sport Lisboa e Benfica e os seus milhões de sócios, adeptos e simpatizantes tomaram conhecimento do muito triste falecimento de um dos maiores símbolos do nosso clube, Rogério Carvalho ‘Pipi’“, escreveu o clube da Luz no seu site oficial.

Numa nota assinada pelo presidente do clube, Luís Filipe Vieira, é referido que Rogério ‘Pipi’ é “uma das glórias que ficarão para sempre” na história do clube e “na memória de quem durante as décadas de 1940 e 1950 teve o privilégio de assistir” às suas “exibições de sonho”.

É um dos nossos maiores goleadores de sempre e recordista de golos em finais da Taça de Portugal, e, em 13 épocas no nosso clube, conquistou 10 troféus, com destaque para a histórica Taça Latina”, lembrou o líder dos encarnados, apresentando as “mais sentidas e comovidas condolências” à família, “em nome pessoal e de todos os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica”.

“Ficará imortalizado na história e no coração de todos os Benfiquistas”, rematou Luís Filipe Vieira.

Rogério Lantres de Carvalho, conhecido entre os colegas como ‘Pipi’, pela forma aprumada como sempre se apresentava, nasceu em Chelas, na capital portuguesa, tendo representado apenas quatro clubes em quase 20 anos de carreira: Chelas FC (1939 a 1942), Benfica (1942 a 1954), Botafogo (1947) e Oriental (1954 a 1958).

Seria no Benfica que o antigo avançado se viria a destacar, entre 1942 e 1954, sendo que, pelo meio, teve uma breve passagem pelos brasileiros do Botafogo, em 1947.

Pelos encarnados, ‘Pipi’ conquistou três campeonatos nacionais, seis taças de Portugal e a Taça Latina de 1950, além de ter contribuído para o título de campeão da II Divisão conquistado pelo Oriental, em 1955/56.

Rogério é o recordista de golos marcados em finais da Taça de Portugal (15), tendo apontado cinco tentos numa das seis que disputou pelo Benfica, em 1943/44, diante do Estoril-Praia (8-0).

‘Pipi’ representou a seleção portuguesa em 15 ocasiões, nas quais anotou dois golos.

O ex-avançado tinha completado 97 anos este sábado.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …