/

Morreu o primeiro-ministro de Tonga, Akilisi Pohiva

O primeiro-ministro de Tonga, Akilisi Pohiva, morreu esta quinta-feira, aos 78 anos, na sequência de problemas de saúde, anunciaram as autoridades neozelandesas.

Conhecido como um ativista pela democracia e pelo ambiente, Pohiva morreu num hospital de Auckland, onde estava internado com uma pneumonia.

“Pohiva era um estadista sábio e um grande amigo da Nova Zelândia”, afirmou o vice-líder do Partido Trabalhista neozelandês, Kelvin Davis. “Era advogado, ativista e defensor dos direitos e da democracia”, acrescentou.

Na Austrália, o primeiro-ministro, Scott Morrison, disse que ficou “terrivelmente triste” com a notícia: “[Pohiva] era um apaixonado defensor do seu povo, mas também das suas amadas ilhas e da nossa família do Pacífico”, afirmou.

Antigo professor de história, Pohiva iniciou a luta pela democracia na década de 1970, numa altura em que Tonga estava sob o jugo de uma monarquia absoluta controlada pela família real. Pohiva entrou no Parlamento de Tonga em 1987 e tornou-se primeiro-ministro em 2014, através de reformas democráticas. Era também um firme defensor da luta contra as alterações climáticas no Pacífico.

Nascido em 1941, Pohiva foi ministro da saúde durante um período de 9 dias e primeiro-ministro de dezembro de 2014 até 2019

Arquipélagos como Tonga, que compreende 171 ilhas e abriga 106 mil pessoas, são particularmente vulneráveis à subida do nível do mar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.