Morreu Peter Mayhew, o ator que interpretou Chewbacca na Guerra das Estrelas

O ator britânico Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca nos filmes da Guerra das Estrelas, morreu aos 74 anos, disse a sua família na quinta-feira.

Peter Mayhew morreu em sua casa no norte do Texas na terça-feira, dia 30 de abril, de acordo com um comunicado, divulgado na noite de quinta-feira pela família do ator, que não adiantou as causas da morte.

O TMZ avança, contudo, que o ator morreu na sequência de um problema cardíaco. De acordo com a mesma fonte, será realizada no mês de junho um cerimónia apenas para a família, estando também prevista para dezembro uma cerimónia para os fãs de Peter Mayhew, que deverá decorrer em Los Angeles.

O ator estreou-se no filme “Guerra das Estrelas: Uma nova esperança”, em 1977, interpretando Chewbacca, um ‘Wookie’, que acompanhava o contrabandista Han Solo, interpretado pelo ator Harrison Ford. Peter Mayhew fez de Chewbacca em mais dois filmes da trilogia e por fim na “Guerra das Estrelas : Episódio III – A Vingança dos Sith”.

“Peter Mayhew era um homem gentil e com uma grande dignidade e caráter nobre”, disse Harrison Ford, em comunicado. “Esses aspetos da sua personalidade, além da sua sagacidade e graça, ele trouxe-os para o Chewbacca. Fomos parceiros no cinema e amigos na vida há mais de 30 anos e eu amava-o”, concluiu.

Também Roger Iger, CEO da The Walt Disney, recorreu ao Twitter para lamentar a morte do ator britânico. “A The Walt Disney Company lamenta a morte do nosso querido ator de Chewbacca, Peter Mayhew. Peter era maior do que a vida em tantas maneiras… um gigante gentil a interpretar um gigante gentil. Descansa em paz”, pode ler-se na publicação.

Peter Mayhew, que completava 75 anos no dia 19 de Maio.

Chewbacca, que apenas emitia sons indecifráveis, era uma das personagens mais carismáticas da saga de ficção científica realizada por George Lucas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …