Morreu Pete Frates, criador do “Ice Bucket Challenge”

Pete Frates, rosto da luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), morreu na segunda-feira, com 34 anos, após uma longa batalha com a doença neurológica degenerativa rara.

Pete Frates foi um dos fundadores do “Ice Bucket Challenge”, um desafio ‘online’ que se tornou viral em 2014 e que levou cerca de 17 milhões de pessoas a partilharem vídeos a esvaziarem baldes de gelo sobre si, noticiou a TSF.

Devido a este desafio viral, foram angariados mais de 181 milhões de euros, que se destinaram à investigação para a cura da doença degenerativa. As doações permitiram ainda ajudar os cientistas a descobrir um novo gene ligado a esta doença degenerativa.

Mais de 80 investigadores, distribuídos por 11 países, estiveram envolvidos na busca do gene em várias famílias infetadas. A identificação do gene NEK1 abriu caminho para que os cientistas possam desenvolver uma terapia genética para o tratamento da doença.

Pete Frates foi diagnosticado em março de 2012, aos 27 anos. Desde então dedicou-se à consciencialização e à angariação de fundos para a condição, também conhecida como doença de Lou Gehrig. A sua morte foi anunciada num comunicado do Boston College, universidade onde era capitão da equipa de baseball.

Apesar de a forma hereditária da ELA afetar apenas 10% dos pacientes com a doença, os investigadores acreditam que a genética contribui com uma percentagem muito maior nos casos.

A doença afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam os movimentos e impede o funcionamento dos músculos. O icónico cientista Stephen Hawking era a mais conhecida das pessoas diagnosticadas com a doença.

Entre a inúmeras personalidades que em 2014 aderiram ao movimento e fizeram o Ice Bucket Challenge, contam-se o futebolista português Cristiano Ronaldo, o então empresário e proto-candidato a presidente Donald Trump (que realizou o desafio também para provar que o seu cabelo era verdadeiro) e o multimilionário Bill Gates.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …