Morreu o orangotango que “aprendeu a falar”

(dr) Atlanta Zoo

Chantek, o orangotango que “aprendeu a falar”

O orangotango Chantek morreu, na terça-feira, aos 39 anos e foi um dos primeiros primatas a aprender linguagem gestual. As causas da morte são ainda desconhecidas.

Foi criado como um filho, pela antropóloga com quem viveu, Lyn Miles. Além de linguagem gestual, o primata limpava o seu quarto, conseguia utilizar ferramentas e sabia o caminho para um restaurante vizinho.

Os seus 39 anos – uma idade muito avançada para a sua espécie – e os problemas cardíacos que tinha levaram a melhor, apesar de ainda não estarem confirmadas as causas da morte, que será “muito sentida aqui no zoo de Atlanta”, informou em comunicado a vice presidente do jardim zoológico.

“Tinha uma personalidade única, envolvente e especial em muitas formas, no modo como se relacionava e comunicava com aqueles que o conheciam melhor. Foi um privilégio tê-lo connosco durante 20 anos e ter a oportunidade de lhe oferecer um ambiente naturalista onde ele pudesse conhecer e viver com a sua família de orangotangos”, lê-se na informação sobre o luto da família do símio.

Chantek, nascido no Centro de Investigação Regional de Primatas de Yerkes – onde foi “adotado” por Lyn – era um dos mais velhos orangotangos dos zoos norte americanos. Como ele, só o gorila Koko e a chimpanzé Washoe sabiam utilizar a linguagem gestual americana.

Em 1997 foi transferido para o zoo de Atlanta, onde costumava comunicar com os funcionários através da linguagem gestual, algo que se retraia em fazer com estranhos, devido à sua personalidade tímida.

Chantek foi ainda protagonista do documentário “The Ape Who Went to College” (“O macaco que foi à universidade”, numa tradução literal) lançado em 2014, que mostrava as habilidades que o orangotango tinha aprendido.

Em 2016 passou a contar com um regime médico especial devido aos problemas cardíacos, que entretanto se agravaram. Passou a ser alimentado com uma dieta com pouco sódio e foi o primeiro orangotango que, acordado e sem oferecer resistência, foi submetido a um eletrocardiograma.

A falta de Chantek será “para sempre sentida pela sua família”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …