Morreu o orangotango que “aprendeu a falar”

(dr) Atlanta Zoo

Chantek, o orangotango que “aprendeu a falar”

O orangotango Chantek morreu, na terça-feira, aos 39 anos e foi um dos primeiros primatas a aprender linguagem gestual. As causas da morte são ainda desconhecidas.

Foi criado como um filho, pela antropóloga com quem viveu, Lyn Miles. Além de linguagem gestual, o primata limpava o seu quarto, conseguia utilizar ferramentas e sabia o caminho para um restaurante vizinho.

Os seus 39 anos – uma idade muito avançada para a sua espécie – e os problemas cardíacos que tinha levaram a melhor, apesar de ainda não estarem confirmadas as causas da morte, que será “muito sentida aqui no zoo de Atlanta”, informou em comunicado a vice presidente do jardim zoológico.

“Tinha uma personalidade única, envolvente e especial em muitas formas, no modo como se relacionava e comunicava com aqueles que o conheciam melhor. Foi um privilégio tê-lo connosco durante 20 anos e ter a oportunidade de lhe oferecer um ambiente naturalista onde ele pudesse conhecer e viver com a sua família de orangotangos”, lê-se na informação sobre o luto da família do símio.

Chantek, nascido no Centro de Investigação Regional de Primatas de Yerkes – onde foi “adotado” por Lyn – era um dos mais velhos orangotangos dos zoos norte americanos. Como ele, só o gorila Koko e a chimpanzé Washoe sabiam utilizar a linguagem gestual americana.

Em 1997 foi transferido para o zoo de Atlanta, onde costumava comunicar com os funcionários através da linguagem gestual, algo que se retraia em fazer com estranhos, devido à sua personalidade tímida.

Chantek foi ainda protagonista do documentário “The Ape Who Went to College” (“O macaco que foi à universidade”, numa tradução literal) lançado em 2014, que mostrava as habilidades que o orangotango tinha aprendido.

Em 2016 passou a contar com um regime médico especial devido aos problemas cardíacos, que entretanto se agravaram. Passou a ser alimentado com uma dieta com pouco sódio e foi o primeiro orangotango que, acordado e sem oferecer resistência, foi submetido a um eletrocardiograma.

A falta de Chantek será “para sempre sentida pela sua família”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …

Líderes do Líbano terão sido alertados sobre explosivos no porto de Beirute em julho

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, e o primeiro-ministro, Hassan Diab, terão sido alertados em julho sobre a existência de 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto de Beirute, avançou a agência Reuters. A …

OMS desiludida. Faltam pelo menos 90 mil milhões para investigação da vacina

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta segunda-feira,  estar desiludido com a resposta global no combate à pandemia de covid-19. O responsável disse que faltam pelo menos 90 mil milhões de dólares do …