Autor, ensaísta e crítico literário, especialista na obra do escritor José Régio, foi vítima de doença oncológica e morreu esta segunda-feira, aos 93 anos.
O poeta, ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa, especialista na obra do escritor José Régio (1901-1969), morreu na manhã desta teça-feira em Lisboa, aos 93 anos, confirmou à agência Lusa fonte da editora Guerra & Paz.
De acordo com a mesma fonte, o autor estava internado no Hospital Curry Cabral, onde morreu de doença oncológica.
Eugénio Lisboa nasceu a 25 de maio de 1930 na então Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, e deixa uma vasta obra, desde mais de vinte títulos de ensaio e crítica literária, poesia, diário e memórias, tendo ainda organizado antologias de autores portugueses publicadas no Reino Unido.
Formado em Engenharia Eletrotécnica, Lisboa cedo se orientou para as letras.
Dedicou-se ao estudo da literatura portuguesa, particularmente do Neorrealismo, tendo lançado a primeira obra em 1957, “José Régio. Antologia, Nota Bibliográfica e Estudo”, autor a quem dedicou muito do seu trabalho, seguindo-se, entre outros, “O Segundo Modernismo em Portugal” (1977) e “Poesia Portuguesa: do “Orpheu” ao Neorrealismo” (1980).
ZAP // Lusa