Morreu o indonésio que dizia ter 146 anos

O indonésio que dizia ter 146 anos – o que faria dele o homem mais longevo do mundo – morreu na sua aldeia, na ilha de Java.

De acordo com os seus documentos, Sodimedjo, também conhecido como Mbah Gotho, o “avô Ghoto”, terá nascido em 1870. Na Indonésia, no entanto, os nascimentos só começaram a ser registados a partir de 1900 – e vários erros poderão ter sido cometidos antes disso nos registos oficiais do país.

Ainda assim, as autoridades indonésias que entrevistaram o idoso e analisaram os seus documentos informaram a BBC de que o registo de nascimento de Mbah Gotho é válido.

Mbah Gotho tinha sido hospitalizado em 12 de abril, com a saúde debilitada. Seis dias mais tarde, insistiu em ir para casa.

“Desde o seu regresso do hospital, ele alimentava-se e bebia muito pouco”, contou à BBC o seu neto Suyanto. “Isso foi apenas durante dois dias. Depois disso, e até ao momento da sua morte, recusou-se a comer e beber”.

Paciência e amor

Quando questionado sobre o segredo da sua longevidade, Mbah Gotho explicou o ano passado à BBC que a paciência era essencial, e que tinha vivido uma longa jornada “porque era bem tratado por pessoas que o amavam“.

Fumador compulsivo até o fim, viveu mais que as suas quatro esposas, os seus dez irmãos e todos os seus filhos – cujo número não é conhecido. Na sua aldeia, tornou-se um herói local por contar óptimas histórias sobre as guerras indonésias contra o Japão e os colonizadores holandeses.

Segundo o neto Suryanto, o avô foi enterrado esta segunda-feira num túmulo comprado há alguns anos. “Ele não pediu muito. Antes de morrer, queria apenas que nós, a sua família, o deixássemos ir”, contou o neto.

Se a sua idade for oficialmente confirmada, Mbah Gotho terá vivido mais do que a centenária francesa Jeanne Calment, que tinha 122 anos quando morreu, em 1997, e é considerada até hoje o ser humano mais longevo da história.

  // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “A Indonésia, no entanto, só começou a registar oficialmente os nascimentos a partir 1900” – erro; a Indonésia não existia em 1900. Nessa época, o território que hoje corresponde a essa nação era uma possessão holandesa, concretamente as Índias Orientais Holandesas (tendo por capital Batavia, hoje Jacarta), cuja independência só seria alcançada em 1949.

    • Caro C.Vargas,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Na realidade, o nome “Indonésia”, que significa “ilha índica”, data do século XVIII, precedendo a formação de uma Indonésia independente. (Wikipedia)
      Por uma questão de rigor, alterámos porém a frase “A Indonésia, no entanto, só começou a registar oficialmente os nascimentos a partir 1900” para “Na Indonésia, no entanto, os nascimentos só começaram a ser registados a partir de 1900”.

    • Há quem tenha tido acidentes sem cinto de segurança e não tenha sofrido ferimentos graves… E há quem tenha morrido em acidentes com cinto de segurança. Não significam essas excepções que o cinto de segurança não reduz as probabilidades de nos magoarmos num acidente.

RESPONDER

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …

Psicólogo holandês diz ter vendido "pó suicida" a mais de 100 pacientes

Wim van Dijk não está preocupado com uma possível pena de prisão. A intenção do psicólogo holandês é alimentar o debate sobre a morte assistida. O psicólogo holandês Wim van Dijk disse ter vendido um "pó …

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …