Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

Raed Qutena / EPA

O Emir do Kuwait, Sabah al-Ahmad al-Sabah

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado.

“É com grande tristeza e dor que choramos […] a morte do xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, emir do Koweit”, disse.

Al-Sabah (1929-2020) subiu ao trono em janeiro de 2006 e a sua governação ficou marcada pela aproximação ao Iraque, depois da Guerra do Golfo de 1990, e esforços diplomáticos para a resolução de crises regionais.

Sabah Al-Ahmad Al-Sabah deverá ser sucedido pelo meio-irmão, o príncipe herdeiro xeque Nawaf Al-Ahmad Al-Sabah.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou a morte do emir do Kuwait, Sabah al Ahmad al Sabah, que considerou um “mensageiro da paz” pelo seu papel de mediador no Golfo Pérsico e no mundo árabe.

“O emir do Kuwait era um símbolo extraordinário de sabedoria e generosidade, um mensageiro da paz, um construtor de pontes”, salientou Guterres durante uma conferência de imprensa pouco depois de ter sido conhecida a morte do líder de 91 anos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas destacou o trabalho de Al Sabah ao longo de muitos anos na resposta a situações de crise e acrescentou que “milhões de pessoas” foram salvas pela ajuda que prestou em situações de conflito ou desastres naturais.

Ele esteve sempre na linha da frente na mobilização da comunidade internacional em atos de solidariedade com os necessitados”, recordou Guterres.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.