Morreu o Duque de Wellington

Allan warren / Wikimedia

O 8º Duque de Wellington, Arthur Valerian Wellesley

O 8º Duque de Wellington, Arthur Valerian Wellesley

O 8.º duque de Wellington morreu hoje em Londres aos 99 anos, informou um porta-voz da família, quando faltam seis meses para as comemorações do 200.º aniversário da famosa vitória do seu antepassado na Batalha de Waterloo.

Arthur Valerian Wellesley era detentor de vários títulos nobiliárquicos, entre os quais o título português de duque da Vitória, atribuído em 1812 pelo príncipe regente D. João – futuro D. João VI – ao general britânico que comandou os exércitos que expulsaram as tropas napoleónicas de Portugal, Arthur Wellesley.

O 8.º duque de Wellington morreu pacificamente em casa, rodeado da família, e o funeral, privado, realiza-se a 08 de janeiro, segundo o porta-voz.

Na Batalha de Waterloo, cidade atualmente na Bélgica mas então parte do Reino Unido dos Países Baixos, as forças britânicas e aliadas comandadas por Arthur Wellesley venceram definitivamente as tropas do imperador francês Napoleão, pondo fim a 12 anos de guerra na Europa.

Wellington Museum. London

Sir Arthur Wellesley, 1º Duke de Wellington

Sir Arthur Wellesley, 1º Duke de Wellington

Evelyn Webb Carter, presidente da comissão organizadora do 200.º aniversário da batalha, que se assinala a 18 de junho na Catedral de São Paulo, em Londres, lamentou a morte de Wellesley e, em particular, a sua ausência das comemorações.

“Ele estava ao corrente de todos os preparativos até há cerca de um mês e estava certamente a contar estar presente no serviço religioso” na catedral, disse.

Numa mensagem escrita meses antes da sua morte para o site das comemorações dos 200 anos da batalha, Arthur Valerian Wellesley explicou a importância de assinalar a vitória.

“Perguntam-me muitas vezes se agora, com a unidade que há na Europa, não devíamos esquecer Waterloo e as batalhas do passado. A minha resposta é que a História não pode ser esquecida e temos de ser recordados da coragem de milhares de homens de muitas nações que lutaram e morreram em poucas horas a 18 de junho de 1815 e cuja valentia e sacrifício asseguraram a paz na Europa por 50 anos”, escreveu.

Com a sua morte, o filho mais velho, Charles, assume o título de 9.º duque de Wellington.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …