Morreu o Duque de Wellington

Allan warren / Wikimedia

O 8º Duque de Wellington, Arthur Valerian Wellesley

O 8º Duque de Wellington, Arthur Valerian Wellesley

O 8.º duque de Wellington morreu hoje em Londres aos 99 anos, informou um porta-voz da família, quando faltam seis meses para as comemorações do 200.º aniversário da famosa vitória do seu antepassado na Batalha de Waterloo.

Arthur Valerian Wellesley era detentor de vários títulos nobiliárquicos, entre os quais o título português de duque da Vitória, atribuído em 1812 pelo príncipe regente D. João – futuro D. João VI – ao general britânico que comandou os exércitos que expulsaram as tropas napoleónicas de Portugal, Arthur Wellesley.

O 8.º duque de Wellington morreu pacificamente em casa, rodeado da família, e o funeral, privado, realiza-se a 08 de janeiro, segundo o porta-voz.

Na Batalha de Waterloo, cidade atualmente na Bélgica mas então parte do Reino Unido dos Países Baixos, as forças britânicas e aliadas comandadas por Arthur Wellesley venceram definitivamente as tropas do imperador francês Napoleão, pondo fim a 12 anos de guerra na Europa.

Wellington Museum. London

Sir Arthur Wellesley, 1º Duke de Wellington

Sir Arthur Wellesley, 1º Duke de Wellington

Evelyn Webb Carter, presidente da comissão organizadora do 200.º aniversário da batalha, que se assinala a 18 de junho na Catedral de São Paulo, em Londres, lamentou a morte de Wellesley e, em particular, a sua ausência das comemorações.

“Ele estava ao corrente de todos os preparativos até há cerca de um mês e estava certamente a contar estar presente no serviço religioso” na catedral, disse.

Numa mensagem escrita meses antes da sua morte para o site das comemorações dos 200 anos da batalha, Arthur Valerian Wellesley explicou a importância de assinalar a vitória.

“Perguntam-me muitas vezes se agora, com a unidade que há na Europa, não devíamos esquecer Waterloo e as batalhas do passado. A minha resposta é que a História não pode ser esquecida e temos de ser recordados da coragem de milhares de homens de muitas nações que lutaram e morreram em poucas horas a 18 de junho de 1815 e cuja valentia e sacrifício asseguraram a paz na Europa por 50 anos”, escreveu.

Com a sua morte, o filho mais velho, Charles, assume o título de 9.º duque de Wellington.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …