Morreu Gene Wilder, o primeiro Willy Wonka

(dr) Paramount Pictures

O ator americano Gene Wilder no papel de Willy Wonka

O ator americano Gene Wilder no papel de Willy Wonka

O ator, que ficou conhecido por filmes como “Willy Wonka and the Chocolate Factory”, de 1971, morreu esta segunda-feira, aos 83 anos.

Gene Wilder faleceu na sua casa em Stamford, Conneticut, com “complicações associadas à doença de Alzheimer”, confirmou o sobrinho Jordan Walker-Pearlman em comunicado oficial.

O ator, que ficou famoso por filmes como “Willy Wonka and the Chocolate Factory”, “Young Frankenstein” ou “The Woman in Red”, foi diagnosticado com cancro – Linfoma de Hodgkin – em 1999.

Gene foi casado com a atriz e comediante Gilda Radner entre 1984 e 1989, ano que esta morreu de cancro nos ovários.

Em 1991, o ator casou com Karen Boyer, com quem ficou até ao fim da sua vida. Tem uma filha, Katharine Wilder, que adotou em 1967, época em que foi casado com Mary Joan Schutz.

Especialista em comédia, Gene Wilder foi nomeado para os Oscares da Academia pelo seu papel no filme “The Producers/Os Produtores”, de Mel Brooks (1865), e pela co-autoria do argumento do referido “Young Frankenstein”.

Mas foi a sua interpretação de Willy Wonka, na adaptação de 1971 do livro de Roald Dahl “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, que lhe deu mais protagonismo.

Foi também realizador e ator de teatro e televisão. Recebeu um Emmy, em 2003, pela sua participação especial na sitcom Will & Grace.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …