Morreu o Nobel da Literatura Derek Walcott

Bert Nienhuis / Wikimedia

O poeta e vencedor do Nobel Derek Walcott

O poeta e vencedor do Nobel Derek Walcott

Derek Walcott morreu, esta sexta-feira, aos 87 anos, em Santa Lucia, nas Antilhas, confirmou a família do poeta à agência Associated Press.

De acordo com o jornal local St. Lucia News Online, Derek Walcott morreu em casa, pelas 07h30 locais (11h30 em Lisboa), após doença prolongada.

Walcott, tido pela crítica como um dos maiores poetas caribenhos, foi distinguido com o Nobel da Literatura em 1992 e com o Prémio T.S. Eliot para a Poesia em 2011.

O poeta foi distinguido com o Prémio T.S. Eliot pela coleção de poemas “White Egret”, uma profunda meditação sobre a morte e o passar do tempo.

O escritor foi professor de poesia na Universidade de Essex, no Reino Unido, entre 2010 e 2013, cargo que lhe foi oferecido depois de ter desistido de uma candidatura a Oxford, na sequência do que classificou como uma campanha de “assassinato de caráter” que fez circular cartas anónimas a recuperar alegações de assédio sexual contra o poeta por uma estudante em Harvard, em 1982.

A poeta Ruth Padel veio a assumir o cargo em Oxford – a primeira mulher a ocupar aquela que é considerada a mais importante posição de poesia no Reino Unido -, mas demitiu-se nove dias depois, por ter sido revelada como a responsável pela divulgação das alegações sobre Walcott, de acordo com notícias publicadas na altura pelo The Guardian.

Entre as obras de Walcott, por publicar em Portugal, destacam-se “In a Green Night: Poems 1948-1960” e “Omeros”, baseada na “Íliada” e na “Odisseia” de Homero.

Questionado sobre o seu método de escrita durante uma entrevista à Paris Review, em 1986, Walcott respondeu que “qualquer tentativa séria de tentar fazer algo que valha a pena é ritualística”.

“Não reparei em quais são os meus mecanismos. Mas sei que se uma pessoa pensa que um poema está a surgir – apesar do barulho da máquina de escrever ou do trânsito fora da janela ou seja lá o que for – há uma retirada, um afastamento para um qualquer tipo de silêncio que afasta tudo em seu redor”, disse na altura.

Para o poeta, aquilo que se enfrenta naquele momento “não é uma renovação da sua identidade, mas uma renovação do seu anonimato, de modo a que o que está em frente de si se torne mais importante do que o que o próprio é”.

Co-fundador da Oficina de Teatro de Trindade, Derek Walcott assinou mais de 20 peças, embora pouco conhecidas, algo que justificou, em entrevista ao The Guardian, com o facto de não ser definido como um escritor negro nas Caraíbas, classificação que lhe era aplicada nos Estados Unidos ou no Reino Unido.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …