Morreu o Nobel da Literatura Derek Walcott

Bert Nienhuis / Wikimedia

O poeta e vencedor do Nobel Derek Walcott

O poeta e vencedor do Nobel Derek Walcott

Derek Walcott morreu, esta sexta-feira, aos 87 anos, em Santa Lucia, nas Antilhas, confirmou a família do poeta à agência Associated Press.

De acordo com o jornal local St. Lucia News Online, Derek Walcott morreu em casa, pelas 07h30 locais (11h30 em Lisboa), após doença prolongada.

Walcott, tido pela crítica como um dos maiores poetas caribenhos, foi distinguido com o Nobel da Literatura em 1992 e com o Prémio T.S. Eliot para a Poesia em 2011.

O poeta foi distinguido com o Prémio T.S. Eliot pela coleção de poemas “White Egret”, uma profunda meditação sobre a morte e o passar do tempo.

O escritor foi professor de poesia na Universidade de Essex, no Reino Unido, entre 2010 e 2013, cargo que lhe foi oferecido depois de ter desistido de uma candidatura a Oxford, na sequência do que classificou como uma campanha de “assassinato de caráter” que fez circular cartas anónimas a recuperar alegações de assédio sexual contra o poeta por uma estudante em Harvard, em 1982.

A poeta Ruth Padel veio a assumir o cargo em Oxford – a primeira mulher a ocupar aquela que é considerada a mais importante posição de poesia no Reino Unido -, mas demitiu-se nove dias depois, por ter sido revelada como a responsável pela divulgação das alegações sobre Walcott, de acordo com notícias publicadas na altura pelo The Guardian.

Entre as obras de Walcott, por publicar em Portugal, destacam-se “In a Green Night: Poems 1948-1960” e “Omeros”, baseada na “Íliada” e na “Odisseia” de Homero.

Questionado sobre o seu método de escrita durante uma entrevista à Paris Review, em 1986, Walcott respondeu que “qualquer tentativa séria de tentar fazer algo que valha a pena é ritualística”.

“Não reparei em quais são os meus mecanismos. Mas sei que se uma pessoa pensa que um poema está a surgir – apesar do barulho da máquina de escrever ou do trânsito fora da janela ou seja lá o que for – há uma retirada, um afastamento para um qualquer tipo de silêncio que afasta tudo em seu redor”, disse na altura.

Para o poeta, aquilo que se enfrenta naquele momento “não é uma renovação da sua identidade, mas uma renovação do seu anonimato, de modo a que o que está em frente de si se torne mais importante do que o que o próprio é”.

Co-fundador da Oficina de Teatro de Trindade, Derek Walcott assinou mais de 20 peças, embora pouco conhecidas, algo que justificou, em entrevista ao The Guardian, com o facto de não ser definido como um escritor negro nas Caraíbas, classificação que lhe era aplicada nos Estados Unidos ou no Reino Unido.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …