Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro.

Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, confirmou à Lusa uma amiga do jornalista.

Antes disso, o jornalista já tinha estado internado no hospital Beatriz Ângelo, em Loures. O Diário de Notícias conta que Pedro Rolo Duarte já estava doente há algum tempo com cancro. Primeiro um cancro no pulmão, que combateu com tratamentos e cirurgia. Depois, um cancro no estômago, ao qual não resistiu.

“Isso não vai acontecer, pois não? Fica-te com estas, quentes e boas, ao contrário das castanhas geladas e más que não interessam a ninguém. Considera-te surpreendido, velho amigo. Foste apanhado. Diz qualquer coisa, sacana”, escreveu Miguel Esteves Cardoso, com quem o jornalista fundou o semanário Independente e a revista K, na sua coluna diária no jornal Público.

Filho dos jornalistas António Rolo Duarte e Maria João Duarte, viria a iniciar-se na profissão com 17 anos, estreando-se no jornalismo num suplemento juvenil do Correio da Manhã.

Na rádio, iniciou o seu percurso em 1984 na equipa da Rádio Renascença, com a “Sessão da Meia Noite”, um programa diário, em direto. Um ano depois, mudou-se para a Comercial e começou também a colaborar com o Diário de Notícias.

Pedro Rolo Duarte destacou-se na área da cultura e na edição de revistas. Foi editor do suplemento DNA, publicado no Diário de Notícias entre Novembro de 1996 e Janeiro de 2006, especialmente dedicado à cultura. Foi ainda subdiretor do mesmo jornal entre 2004 e 2005. Passou ainda pela revista Visão, onde foi editor entre 1992 e 1995, e pelo jornal i.

Na Oficina do Livro editou os livros Noites em Branco (1999), Sozinho em Casa (2002), 1001 ideias para as suas mensagens escritas (2003) e FUMO – Deixar de fumar é lixado (2007).

Foi ainda autor e apresentador de vários programas de televisão, entre os quais “Em Legítima Defesa”, na TVI, “Noites Brancas e Falatório”, na RTP2 ou “Encontro Marcado”, na SIC Mulher.

Recentemente passou pela RTP3, onde integrava o programa “Central Parque”. Depois de ter realizado e apresentado durante três anos os programas “Pedro Rolo Duarte e Janela Indiscreta, na Antena 1, fazia atualmente o programa “Hotel Babilónia”, com João Gobern, também na Antena 1.

“O Pedro Rolo Duarte era um dos melhores e, sina destes tristes dias, estamos a perder os melhores”, escreveu Nuno Santos, ex-diretor de informação da RTP, no Facebook.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …