/

Morreu Jorge Fernando, realizador e ator brasileiro de “Roque Santeiro” e “Sai de Baixo”

Tvlizando / Twitter

O ator brasileiro Jorge Fernando morreu este domingo, aos 64 anos, de paragem cardíaca

Morreu no domingo o ator, realizador, escritor e humorista brasileiro Jorge Fernando. Figura da televisão desde os anos 1980, tinha 64 anos e estava internado num hospital em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo a unidade de saúde Copa Star, morreu de paragem cardíaca, devido a um problema na aorta.

Jorge Fernando tinha regressado este ano ao trabalho, após dois anos afastados devido a um problema de saúde (recuperava de um acidente vascular cerebral – AVC). O ator e realizador teve o seu último trabalho já este ano, como diretor e ator da novela Verão 90, noticiou o G1, citado pelo Observador esta segunda-feira.

A carreira profissional de Jorge Fernando começou em 1978, na televisão (participou como ator em Ciranda, Cirandinha) e teatro (criou e interpretou o espetáculo Zoológico). Foi no início dos anos 1980 que começou a ganhar proeminência no meio televisivo, com telenovelas como Jogo da Vida, Sétimo Sentido, Sol de Verão e Guerra dos Sexos, que realizou, e Água Viva, em que participou como ator.

Na segunda metade dessa década, teve ainda destaque ao interpretar a personagem Lúcio Armando na telenovela Roque Santeiro, que foi um sucesso também em Portugal.

Nos anos 1990, Jorge Fernando manteve-se uma presença importante nas telenovelas brasileiras, participando como ator em Rainha da Sucata, Vamp, Deus nos Acuda e Zazá – que também realizou – e ainda Era uma Vez… e Torre de Babel. Foi ainda o realizador de A Próxima Vítima e Vira Lata, entre outras.

A ‘sitcom’ brasileira Sai de Baixo, exibida no Brasil pela TV Globo entre 1996 e 2002, foi outro dos projetos em que esteve envolvido, primeiro como ator e depois, entre 2000 e 2001, como realizador.

Nos últimos 20 anos continuou a trabalhar quase ininterruptamente – a exceção aconteceu nos anos de 2017 e 2018, em que recuperava do AVC -, realizando novelas como Alma Gémea e Sete Pecados e participando como ator, por exemplo, em Alto Astral, que também realizou, e Malhação.

Dirigiu ainda a TV Globo, participou como ator nos filmes Alma Corsária, Se Eu Fosse Você, Xuxa Gémeas, A Guerra dos Rocha e realizou o filme Sexo, Amor e Traição, de 2014. A grande paixão foi, contudo, a televisão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.