/

Morreu João Gilberto, o “pai” da bossa nova

Morreu este sábado o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado o pai da bossa nova. Tinha 88 anos.

O lendário cantor e compositor brasileiro João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morreu este sábado no Rio de Janeiro, aos 88 anos, informou um dos filhos do artista. “O meu pai faleceu. A sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da sua autonomia”, escreveu no Facebook João Marcelo, que vive nos Estados Unidos.

João Gilberto é unanimemente considerado um dos maiores nomes de sempre da música brasileiro. Morreu na sua casa, no Rio de Janeiro, de acordo com confirmação da própria família à Globo. É considerado um dos principais mentores da bossa nova, a par de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com quem trabalhou estreitamente.

Em 1959 lançou o disco Chega de Saudade e destacou-se desde logo pela forma como usava a voz e o violão. Dava assim início de uma trilogia a que se seguiu O Amor, o Sorriso e a Flor e que viria a ser concluída em 1961 com o homónimo João Gilberto. Em 1964 o músico ganhou um Grammy com o disco Getz/Gilberto. O último disco de estúdio foi João Voz e Violão(2000).

Além do seu estilo minimalista, discreto, de cantar, as suas harmonias e a batida de violão definiram a originalidade da bossa nova, influenciando gerações de cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, no Brasil e no resto do mundo.

João Gilberto notabilizou-se pela forma como rompeu com os cânones da música popular brasileira e levou o português além fronteiras. Caetano Veloso, sobre ele, disse «Acho que nunca vi coisa tão certa… e tão estranha».

Apesar da sua genialidade como músico, permaneceu uma figura controversa, considerado excêntrico e obsessivo por alguns – fama reforçada no fim da carreira pelos concertos anunciados com grande antecipação, mas cancelados à última hora.

Há anos com a sua saúde debilitada, o aclamado músico morreu no seu apartamento no bairro carioca do Leblon. Vivia sozinho e estava profundamente endividado, com os familiares disputando a tutela.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.