Morreu João Gilberto, o “pai” da bossa nova

Morreu este sábado o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado o pai da bossa nova. Tinha 88 anos.

O lendário cantor e compositor brasileiro João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morreu este sábado no Rio de Janeiro, aos 88 anos, informou um dos filhos do artista. “O meu pai faleceu. A sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da sua autonomia”, escreveu no Facebook João Marcelo, que vive nos Estados Unidos.

João Gilberto é unanimemente considerado um dos maiores nomes de sempre da música brasileiro. Morreu na sua casa, no Rio de Janeiro, de acordo com confirmação da própria família à Globo. É considerado um dos principais mentores da bossa nova, a par de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com quem trabalhou estreitamente.

Em 1959 lançou o disco Chega de Saudade e destacou-se desde logo pela forma como usava a voz e o violão. Dava assim início de uma trilogia a que se seguiu O Amor, o Sorriso e a Flor e que viria a ser concluída em 1961 com o homónimo João Gilberto. Em 1964 o músico ganhou um Grammy com o disco Getz/Gilberto. O último disco de estúdio foi João Voz e Violão(2000).

Além do seu estilo minimalista, discreto, de cantar, as suas harmonias e a batida de violão definiram a originalidade da bossa nova, influenciando gerações de cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, no Brasil e no resto do mundo.

João Gilberto notabilizou-se pela forma como rompeu com os cânones da música popular brasileira e levou o português além fronteiras. Caetano Veloso, sobre ele, disse «Acho que nunca vi coisa tão certa… e tão estranha».

Apesar da sua genialidade como músico, permaneceu uma figura controversa, considerado excêntrico e obsessivo por alguns – fama reforçada no fim da carreira pelos concertos anunciados com grande antecipação, mas cancelados à última hora.

Há anos com a sua saúde debilitada, o aclamado músico morreu no seu apartamento no bairro carioca do Leblon. Vivia sozinho e estava profundamente endividado, com os familiares disputando a tutela.

PARTILHAR

RESPONDER

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …