Morreu João Gilberto, o “pai” da bossa nova

Morreu este sábado o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado o pai da bossa nova. Tinha 88 anos.

O lendário cantor e compositor brasileiro João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morreu este sábado no Rio de Janeiro, aos 88 anos, informou um dos filhos do artista. “O meu pai faleceu. A sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da sua autonomia”, escreveu no Facebook João Marcelo, que vive nos Estados Unidos.

João Gilberto é unanimemente considerado um dos maiores nomes de sempre da música brasileiro. Morreu na sua casa, no Rio de Janeiro, de acordo com confirmação da própria família à Globo. É considerado um dos principais mentores da bossa nova, a par de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com quem trabalhou estreitamente.

Em 1959 lançou o disco Chega de Saudade e destacou-se desde logo pela forma como usava a voz e o violão. Dava assim início de uma trilogia a que se seguiu O Amor, o Sorriso e a Flor e que viria a ser concluída em 1961 com o homónimo João Gilberto. Em 1964 o músico ganhou um Grammy com o disco Getz/Gilberto. O último disco de estúdio foi João Voz e Violão(2000).

Além do seu estilo minimalista, discreto, de cantar, as suas harmonias e a batida de violão definiram a originalidade da bossa nova, influenciando gerações de cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, no Brasil e no resto do mundo.

João Gilberto notabilizou-se pela forma como rompeu com os cânones da música popular brasileira e levou o português além fronteiras. Caetano Veloso, sobre ele, disse «Acho que nunca vi coisa tão certa… e tão estranha».

Apesar da sua genialidade como músico, permaneceu uma figura controversa, considerado excêntrico e obsessivo por alguns – fama reforçada no fim da carreira pelos concertos anunciados com grande antecipação, mas cancelados à última hora.

Há anos com a sua saúde debilitada, o aclamado músico morreu no seu apartamento no bairro carioca do Leblon. Vivia sozinho e estava profundamente endividado, com os familiares disputando a tutela.

PARTILHAR

RESPONDER

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …