Morreu a espia soviética que salvou Estaline, Churchill e Roosevelt

Diga Salvador / Twitter

Gevork e Goar Vartanian

“Henry” e “Anita” eram os nomes de código usados por Gevork e Goar Vartanian, um casal de espiões da União Soviética. Goar, ou “Anita”, morreu esta segunda-feira, aos 93 anos. Entre vários feitos, salvou de um atentado os líderes Estaline, Churchill e Roosevelt.

Goar, que trabalhou em dupla com o marido – já falecido – para denunciar agentes alemães durante a Segunda Guerra Mundial, será será enterrada no cemitério Troyekurovskoe, em Moscovo, disse ao Guardian Sergei Ivanov, porta-voz do serviço de informações da Rússia, citado pelo Diário de Notícias.

Foi a espia soviética quem impediu o sucesso da Operação Long Jump – uma conspiração nazi para assassinar os líderes aliados durante o seu primeiro encontro em Teerão, em novembro de 1943. “Anita” Intercetou as ordens que vinham de Hitler e que ordenavam que morte dos “Três Grandes”.

Nascida em 25 de janeiro de 1926 em Gyumri, na Arménia Soviética, mudou-se com a família para o Irão no início dos anos 30. Aos 16 anos juntou-se a um grupo antifascista e trabalhou com Gevork para expor agentes alemães.

Em 1951, Gevork e Goar mudaram-se para a União Soviética onde tiveram uma longa carreira como agentes secretos. O SVR – uma das agências sucessoras da KGB da era soviética – disse que estiveram envolvidos no trabalho ativo de inteligência em “condições extremas em muitos países”, sem avançar mais pormenores.

Gevork foi condecorado com a medalha de Herói da União Soviética e morreu em 2012, aos 87 anos. “Costumava dizer que dos cinco raios de sua Estrela Heroíca, pelo menos dois pertenciam à sua amada Goar”, disse Sergei Ivanov. “Anita” reformou-se em 1986, mas continuou a treinar jovens agentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …