Morreu Chris, o carneiro australiano mais pesado e famoso do mundo, com 10 anos

O carneiro Chris

Chris, o carneiro australiano que foi capa em todo o mundo pelo peso recorde da sua lã, faleceu no dia 22 de outubro, com cerca de 10 anos de idade. Na sua vida adulta, gostava da sua casa, de visitantes e que lhe coçassem a cabeça.

Chris foi encontrado pelos seus cuidadores no Little Oak Sanctuary, na terça-feira de manhã, depois de não ter aparecido para o tomar o pequeno-almoço. “Ele era o favorito do santuário e tinha uma voz profunda de barítono, sempre foi um dos primeiros a chegar para comer”, disse a co-fundadora do local, Kate Luke.

De acordo com Kate Luke, Chris estava “muito feliz e saudável recentemente” e a “sua morte foi inesperada”, noticiou o All That’s Interesting (ATI) na quarta-feira.

Chris alcançou a fama em 2015, tornando-se como o recordista não oficial de carneiro com mais lã do mundo. Alcançar esse recorde, contudo, não foi algo intencional. A sua natureza simplesmente não foi controlada, enquanto vagueava livremente pelo deserto de Canberra. Acredita-se que tenha estado separado do seu chafardel durante cinco a seis anos antes de ter sido descoberto.

Início da vida: os anos do deserto

Conhecer a história de Chris é testemunhar a sua vontade de sobreviver. Foi em 2015 que Sue Dowling estava a caminhar ao longo da Trilha do Centenário, no Mulligans Flat Woodland Sanctuary, quando viu um carneiro tão grande, que certamente precisaria de ajuda. Foi quem acabou por salvar Chris.

O peso extra da sua lã havia pressionado bastante Chris, que recebeu esse nome depois de um episódio do programa de televisão britânico Father Ted. Os seus cascos estavam danificados e suas as pernas sofriam com os cerca de 90 quilos de lã que carregava. No entanto, ainda se movia – embora lentamente – e aproveitava ao máximo a sua situação, mastigando a relva ao redor do Mulligans Flat Woodland Sanctuary.

Sue Dowling dirigiu-se à Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) para obter ajuda. Os funcionários resgataram Chris a 02 de setembro de 2015.

Ter assim tanta lã era uma perspectiva perigosa, especialmente para um carneiro que vivia livre na natureza. Isso poderia levá-lo a contrair infeções de pele e a afetar muito a sua capacidade de fugir aos predadores.

Depois do resgate, a RSPCA encontrou um voluntário para libertar Chris do seu excesso de lã: o campeão australiano de tosquiadores, Ian Elkins. Ele sedou cuidadosamente Chris e levou 42 minutos para remover a lá, que pesava quase 90 quilos. Mais tarde, O Guinness Book of World Records confirmou a quantidade recorde de lã.

A lã recém-removida tinha um valor de cerca de 413 dólares (à volta de 371 euros) a preços atuais, mas a vida na natureza australiana a tornou imprópria para uso na indústria.

Chris the sheep, the world's woolliest, dies

REST IN FLEECE: Chris the sheep, who made headlines for the record-breaking weight of his wool, has died. https://abcn.ws/2W3HYiT

Publicado por ABC News em Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Depois da remoção da lã, Chris teve que se adaptar ao seu próprio peso e a uma nova vida em cativeiro. Até à data, pouco ou nenhum tempo tinha passado entre os humanos.

O legado de Chris

Nos últimos anos, Chris teve uma nova vida. Depois que toda a sua lã se foi, ele ficou conhecido pelos seus olhos gentis.

“Estamos com o coração partido pela perda dessa alma doce, sábia e amigável. Chris é conhecido como detentor do recorde mundial por ter sido o carneiro mais pesado já registado”, lê-se numa publicação do Little Oak Sanctuary no Facebook. “Ele era muito mais do que isso, e vamos lembrar dele por tudo o que ele era – alguém, não uma coisa”.

O legado de Chris sobrevive no livro infantil The Misadventures of Chris the Sheep (As Desventuras de Chris, o Carneiro, em tradução livre), da RSPCA. A sua gigante capa de lã tosca está no Museu Nacional da Austrália. “Chris deixou uma marca em mim e nas outras pessoas, e a sua história toca o coração”, disse a curadora do museu, Martha Sear.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.