Morreu a atriz francesa Jeanne Moreau

nicolas genin / Wikimedia

A atriz francesa Jeanne Moreau

A atriz e realizadora, considerada a grande dama do cinema francês, morreu, esta segunda-feira, aos 89 anos de idade, informaram os meios franceses.

Jeanne Moreau, que esteve às ordens dos maiores realizadores franceses, como François Truffaut, Louis Malle ou André Téchiné, foi encontrada esta manhã sem vida, na sua casa em Paris, pela empregada da limpeza, indicou a revista Closer.

Moreau, “a melhor atriz do mundo”, segundo Orson Welles, e a primeira mulher académica de Belas Artes na história de França, foi uma das figuras da “Nouvelle Vague” e musa de realizadores como Luis Buñuel, com quem trabalhou em “Le journal d’une femme de chambre”.

“Esta tristeza nunca vai acabar, mas a alegria de a recordar estará sempre connosco”, disse no Twitter o organismo encarregado da promoção do cinema francês no estrangeiro, Unifrance.

A protagonista de “Jules et Jim” (1962) e da “Mariée était em noir” (1967), de Truffaut, conta com uma ampla trajetória, entre a qual também se destacam obras como “La notte” (1962), de Antonioni, ou “Moderato Cantabile” (1960), de Peter Brook, que lhe valeu o prémio de melhor interpretação feminina em Cannes.

Nascida a 23 de janeiro de 1928, de pai francês e mãe britânica, Moreau estreou-se no teatro em 1947 com “La terrasse de midi”, apresentada no Festival de Aviñón.

Atriz poliglota e internacional, que se destacou também como cantora, foi prémio César de melhor atriz em 1992 por “La vieille qui marchait dans la mer”, de Laurent Heynemann, e presidente do jurado de Cannes em 1975 e 1995.

Moreau presidiu também o jurado da Secção Oficial do 54º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 2006, e deixa uma trajetória cinematográfica composta por mais de uma centena de filmes.

“Com ela desaparece uma artista que encarnou o cinema na sua complexidade, a sua memória, a sua exigência”, apontou hoje a Presidência francesa, que a lembrou como uma mulher rebelde contra “a ordem estabelecida e a rotina”.

A também cenógrafa, realizadora de filmes como “Lumière” (1976), esteve casada com Jean-Louis Richard, pai do seu filho Jérôme, e posteriormente com William Friedkin, aos quais se somam numerosas relações sentimentais.

“Seduzi muitos homens. Sempre me inclinei por homens com talento. Não tive amantes só por ter”, chegou a dizer a atriz.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …