Morreu a atriz francesa Jeanne Moreau

nicolas genin / Wikimedia

A atriz francesa Jeanne Moreau

A atriz e realizadora, considerada a grande dama do cinema francês, morreu, esta segunda-feira, aos 89 anos de idade, informaram os meios franceses.

Jeanne Moreau, que esteve às ordens dos maiores realizadores franceses, como François Truffaut, Louis Malle ou André Téchiné, foi encontrada esta manhã sem vida, na sua casa em Paris, pela empregada da limpeza, indicou a revista Closer.

Moreau, “a melhor atriz do mundo”, segundo Orson Welles, e a primeira mulher académica de Belas Artes na história de França, foi uma das figuras da “Nouvelle Vague” e musa de realizadores como Luis Buñuel, com quem trabalhou em “Le journal d’une femme de chambre”.

“Esta tristeza nunca vai acabar, mas a alegria de a recordar estará sempre connosco”, disse no Twitter o organismo encarregado da promoção do cinema francês no estrangeiro, Unifrance.

A protagonista de “Jules et Jim” (1962) e da “Mariée était em noir” (1967), de Truffaut, conta com uma ampla trajetória, entre a qual também se destacam obras como “La notte” (1962), de Antonioni, ou “Moderato Cantabile” (1960), de Peter Brook, que lhe valeu o prémio de melhor interpretação feminina em Cannes.

Nascida a 23 de janeiro de 1928, de pai francês e mãe britânica, Moreau estreou-se no teatro em 1947 com “La terrasse de midi”, apresentada no Festival de Aviñón.

Atriz poliglota e internacional, que se destacou também como cantora, foi prémio César de melhor atriz em 1992 por “La vieille qui marchait dans la mer”, de Laurent Heynemann, e presidente do jurado de Cannes em 1975 e 1995.

Moreau presidiu também o jurado da Secção Oficial do 54º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 2006, e deixa uma trajetória cinematográfica composta por mais de uma centena de filmes.

“Com ela desaparece uma artista que encarnou o cinema na sua complexidade, a sua memória, a sua exigência”, apontou hoje a Presidência francesa, que a lembrou como uma mulher rebelde contra “a ordem estabelecida e a rotina”.

A também cenógrafa, realizadora de filmes como “Lumière” (1976), esteve casada com Jean-Louis Richard, pai do seu filho Jérôme, e posteriormente com William Friedkin, aos quais se somam numerosas relações sentimentais.

“Seduzi muitos homens. Sempre me inclinei por homens com talento. Não tive amantes só por ter”, chegou a dizer a atriz.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …