Morreu a aranha mais velha do mundo

(dr) Curtin University

A aranha mais velha do mundo, conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos

A aranha mais velha do mundo, também conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos de idade, depois de ter sido acompanhada durante vários anos por investigadores na Austrália.

Segundo o The Guardian, a aranha (Gaius villosus) ultrapassou confortavelmente o número de anos de vida da anterior recordista: uma tarântula encontrada no México que chegou aos 28 anos.

De acordo com os investigadores que a acompanharam durante vários anos na Austrália, num estudo publicado na revista científica Pacific Conservation Biology Journal, a aranha não morreu de velhice mas porque foi picada por uma vespa.

Conhecida por Número 16, esta aranha ajudou os cientistas a desbloquear importante informação sobre o comportamento de um aracnídeo que pode ser encontrado em toda a Austrália, incluindo em jardins domésticos, escreve o jornal britânico.

“Até onde sabemos, esta é a aranha mais velha alguma vez registada e a sua vida significativa permitiu-nos investigar melhor o comportamento desta espécie e a dinâmica populacional”, afirma a cientista Leanda Mason, da Universidade Curtin, em Perth.

A aranha foi encontrada em 1974 graças a um projeto de investigação lançado por Barbara York Main. Desde então que tem sido acompanhada pelos investigadores.

“Através desta pesquisa, fomos capazes de determinar que a extensa vida desta aranha se deve aos traços da sua história de vida, incluindo a forma como vive em arbustos nativos não limpos, a sua natureza sedentária e o seu baixo metabolismo”, explica Mason.

Além disso, o estudo também permitiu perceber a forma como os futuros inconvenientes das alterações climáticas e da desflorestação podem afetar as espécies.

Geralmente, esta espécie tem uma expectativa de vida entre cinco a 20 anos. Enquanto que as fêmeas ficam quase sempre no interior ou perto das suas tocas, os machos saem quando atingem uma certa idade em busca de um parceiro.

Embora não seja uma grande ameaça para os humanos, uma mordida desta aranha pode causar dor e inchaço.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «….. os machos saem quando atingem uma certa idade em busca de um parceiro.»
    Não será parceira????
    Bem…. quem for a ver a homossexualidade também existe nos aracnídeos.

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …