/

Morreu a aranha mais velha do mundo

1

(dr) Curtin University

A aranha mais velha do mundo, conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos

A aranha mais velha do mundo, também conhecida por Número 16, morreu aos 43 anos de idade, depois de ter sido acompanhada durante vários anos por investigadores na Austrália.

Segundo o The Guardian, a aranha (Gaius villosus) ultrapassou confortavelmente o número de anos de vida da anterior recordista: uma tarântula encontrada no México que chegou aos 28 anos.

De acordo com os investigadores que a acompanharam durante vários anos na Austrália, num estudo publicado na revista científica Pacific Conservation Biology Journal, a aranha não morreu de velhice mas porque foi picada por uma vespa.

Conhecida por Número 16, esta aranha ajudou os cientistas a desbloquear importante informação sobre o comportamento de um aracnídeo que pode ser encontrado em toda a Austrália, incluindo em jardins domésticos, escreve o jornal britânico.

“Até onde sabemos, esta é a aranha mais velha alguma vez registada e a sua vida significativa permitiu-nos investigar melhor o comportamento desta espécie e a dinâmica populacional”, afirma a cientista Leanda Mason, da Universidade Curtin, em Perth.

A aranha foi encontrada em 1974 graças a um projeto de investigação lançado por Barbara York Main. Desde então que tem sido acompanhada pelos investigadores.

“Através desta pesquisa, fomos capazes de determinar que a extensa vida desta aranha se deve aos traços da sua história de vida, incluindo a forma como vive em arbustos nativos não limpos, a sua natureza sedentária e o seu baixo metabolismo”, explica Mason.

Além disso, o estudo também permitiu perceber a forma como os futuros inconvenientes das alterações climáticas e da desflorestação podem afetar as espécies.

Geralmente, esta espécie tem uma expectativa de vida entre cinco a 20 anos. Enquanto que as fêmeas ficam quase sempre no interior ou perto das suas tocas, os machos saem quando atingem uma certa idade em busca de um parceiro.

Embora não seja uma grande ameaça para os humanos, uma mordida desta aranha pode causar dor e inchaço.

ZAP //

1 Comment

  1. «….. os machos saem quando atingem uma certa idade em busca de um parceiro.»
    Não será parceira????
    Bem…. quem for a ver a homossexualidade também existe nos aracnídeos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.