O sobrevivente do Holocausto, que estava a um mês de completar 114 anos, morreu, esta sexta-feira, em Israel. Foi considerado, em 2016, o homem mais velho do mundo pelo Guiness World Records.
Segundo a BBC, Yisrael Kristal faleceu, esta sexta-feira, aos 113 anos de idade, depois de ter ficado doente no dia anterior, segundo declarações da filha aos media israelitas.
O sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, considerado o homem mais velho do mundo pelo Guiness World Records em março de 2016, estava a um mês de completar o seu 114.º aniversário.
Kristal nasceu a 15 de setembro de 1903, na vila de Zarnow, na Polónia. Perdeu os seus pais durante a I Guerra Mundial e, mais tarde, mudou-se para Lodz, onde trabalhava no negócio de doces da família.
Depois da invasão das tropas alemãs à Polónia, em 1939, Kristal e a família foram deslocados para o guetto de Lodz, onde os seus dois filhos morreram. Em 1944, juntamente com a primeira mulher, Chaja Feige Frucht, foi deportado para Auschwitz.
A esposa foi assassinada no campo de concentração mas Kristal sobreviveu e ainda fez trabalho escravo noutros campos. Quando foi encontrado pelas tropas aliadas, em maio de 1945, pesava apenas 37 quilos.
De acordo com a Tablet Mag, a forma que encontrou para agradecer aos soldados soviéticos que o resgataram foi fazer aquilo que melhor sabia: doces.
Em 1950, emigrou para Israel com a segunda mulher e o filho, onde continuou a trabalhar no ramo da pastelaria. Ainda teve outra filha.
Questionado sobre qual era o segredo para tantos anos de vida, Kristal diz que não há uma resposta para isso. “Houve homens mais espertos, mais fortes e mais bem-parecidos do que eu e já não estão vivos”, afirmou.
Ao site israelita Ynet, a filha explica que teve um “grande pai”: “Depois de tudo pelo que passou – e ele perdeu toda a sua família no Holocausto – foi sempre muito otimista e sempre viu luz e o bem em tudo na vida”.
Seria familiar da Débora Kristal? 😀