Morrer é mais agradável do que pensamos (dizem os cientistas)

Alyssa L. Miller / Flickr

Uma equipa de investigadores norte-americanos acredita ter revelado o grande mistério do que é que se sente quando se está à beira da morte e, surpreendentemente, dizem que as emoções são mais positivas do que negativas.

Esta pesquisa, publicada no jornal Psychological Science, foi levada a cabo por elementos da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, que se centraram na análise a casos de pacientes com doenças terminais e a presos no corredor da morte.

Numa primeira fase, analisaram o conteúdo de blogues de doentes terminais que acabaram mesmo por falecer, com doenças como cancro ou Esclerose Lateral Amiotrófica.

Para terem um termo de comparação, pediram a participantes para escreverem um blogue imaginando que estavam prestes a morrer de cancro. Depois, analisaram as publicações à procura de palavras que descreviam emoções negativas e positivas, tais como “medo”, “terror”, “ansiedade”, “felicidade” e “amor”.

“Os resultados revelaram que as publicações de blogues de indivíduos que eram doentes terminais incluíam consideravelmente mais palavras de emoções positivas e menos palavras de emoções negativas do que as escritas por participantes que só tinham imaginado que estavam a morrer”, salienta-se no site da Associação para a Ciência Psicológica (APS) que divulga o estudo.

Num segunda fase da investigação, os cientistas compararam as últimas palavras de presos no corredor da morte com extractos de poesia que tinham escrito e ainda com as últimas palavras imaginadas de um grupo de voluntários.

Os resultados repetiram-se, com os presos perto da morte a revelarem-se “menos negativos e mais positivos” do que os que estavam apenas a imaginar que iam morrer.

“Tanto os doentes terminais como os presos que iam enfrentar a execução pareciam  focar-se em coisas que nos ajudam a dar sentido à vida, incluindo a religião e a família, sugerindo que tais coisas podem ajudar a reprimir a ansiedade sobre a morte, à medida que esta se aproxima”, destaca a APS.

Estas conclusões levam os investigadores a notar que “encontrar o sombrio ceifador pode não ser tão sombrio quanto parece”.

“Quando imaginamos as nossas emoções à medida que nos aproximamos da morte, pensamos sobretudo em tristeza e horror. Mas, ao que parece, morrer é menos triste e aterrador – e mais feliz – do que pensamos”, sublinha o investigador Kurt Gray.

“Na nossa imaginação, morrer é solitário e sem sentido, mas as publicações finais em blogues de doentes terminais e as últimas palavras de presos de corredores da morte estão cheias de amor, de ligação social e de sentido“, conclui o investigador.

Contudo, os cientistas sublinham que esta teoria pode não ser aplicada a toda gente, nomeadamente em pessoas de idade avançada que se vão aproximando da morte.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …