Era capaz de morar com o seu chefe? Os funcionários da Fiveable sim

Imagina-se a passar 24 horas por dia, sete dias por semana com o seu chefe? Os funcionários da startup Fiveable trabalham, comem e dormem na mesma casa. 

Numa altura em que o mundo se vê a braços com uma pandemia e o teletrabalho se tornou omnipresente, uma startup norte-americana decidiu ir ainda mais longe: segundo o The Guardian, os funcionários da Fiveable moram todos na mesma casa.

A decisão foi tomada pelos líderes da empresa que, ao mesmo tempo que queriam cortar custos, decidiram proporcionar aos trabalhadores uma experiência única. E os participantes desta aventura fazem um balanço muito positivo.

“Viver e trabalhar juntos não é para todos, mas para a Fiveable funcionou”, disse a fundadora e CEO Amanda DoAmaral. “Não apenas porque fomos capazes de nos mudar rapidamente, com o benefício de poder colaborar no conforto da nossa casa, mas porque também identificamos e construímos relacionamentos com outras pessoas que se importam tanto quanto nós com a nossa missão e objetivos.”

A empresa, especializada em tecnologia educacional, mudou-se para Milwaukee, no Wisconsin, na primavera de 2019.

A startup teve que reduzir custos e a coabitação parecia ser a solução ideal. Para promover esse estilo de vida original, a Fiveable elevou a fasquia: os funcionários que optassem por morar na casa não pagariam renda durante um ano, receberiam um salário integral e desfrutariam de algumas regalias, como um ginásio gratuito.

Além disso, também não teriam de custear as despesas das mudanças.

Apesar de ser uma oferta tentadora, a verdade é que morar com os chefes não é fácil – e chega, até, a ser desconfortável no início. “Eu queria impressioná-los“, disse Harry Cap ao diário britânico. Quando se mudou, o funcionário teve receio de que o seu comportamento fora do horário de trabalho ofuscasse as suas capacidades profissionais.

Inevitavelmente, os problemas acabam por se agravar pela convivência, mesmo quando a nossa casa é também o nosso local de trabalho. “Qualquer conflito que tenhamos tem que ser resolvido muito rapidamente, porque não queremos que isso afete o que estamos a fazer”, disse o diretor da experiência da Fiveable, Tan Ho.

Demitir alguém é uma merda“, confessou DoAmaral, que teve de demitir funcionários, incluindo aqueles que considerava seus amigos.

Nesta realidade também é difícil encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada. Os computadores estão sempre ligados em casa e o conceito de fim de semana parece turvo. “Procuramos não trabalhar aos sábados. E os domingos são uma espécie de meio-dia”, rematou DoAmaral.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se era capaz de morar na casa do chefe?? Então não era… A mulher dele faz umas panquecas… Ui, é de chorar por mais!

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …