O morango pode ajudar a combater doenças intestinais crónicas

Um novo estudo aponta que o morango pode ser um bom aliado no combate de doenças intestinais inflamatórias crónica (DII), que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Estas inflamações retrocederam em cobaias, que receberam ração com morangos.

Por todo o mundo, milhões de pessoas sofrem de doença de Crohn e colite ulcerosa, ambas DII. A nova pesquisa, publicada na segunda-feira na Science Daily, revela que o estilo de vida e alimentação dos pacientes podem desempenhar um papel importante.

Segundo os investigadores, as frutas e os legumes são alimentos benéficos para os portadores de DII, embora não se possa generalizar. Contudo, este estudo indica a possível existência de um verdadeiro superalimento para estes pacientes – o morango.

Investigadores da Universidade de Massachusetts, liderados pelo nutricionista Hang Xia, testaram o seu efeito em ratos com inflamação intestinal crónica. As cobaias que tinham recebido regularmente ração enriquecida com morangos passaram a ter menos diarreias, ganharam peso e as inflamações acabaram por retroceder.

Além disso, nas DII, o número das bactérias nocivas no intestino tende a aumentar, enquanto as bactérias úteis diminuem. Com o complemento alimentar, a tendência inverteu-se: tanto a flora intestinal como o metabolismo das cobaias normalizou-se.

A “mini-dose” de morangos administrada aos animais equivale, em termos humanos, a mais ou menos uma xícara. Segundo os investigadores, o importante é que sejam frutos naturais e inteiros, não podendo haver recurso a extratos ou compostos parciais.

“Caso contrário, negligencia-se o efeito de outros componentes importantes dos frutos, como as fibras e ligas fenólicas relacionadas, impossíveis de extrair com solventes”, explica Yanhui Han, um dos investigadores do estudo.

O próximo passo implica testar o efeito terapêutico dos morangos em humanos. Para isso, Hang Xiao e a sua equipa vão trabalhar com pacientes com DICC.

No entanto, os investigadores não aconselham, para já, os portadores de doença de Crohn ou colite ulcerosa a alterar a sua alimentação por iniciativa própria: esta mudança só deve ser feita junto de um médico especializado.

Um outro estudo, conduzido recentemente pela Universidade de Coimbra, mostrou que a folha de morangueiro silvestre pode ajudar a combater infeções gástricas e o cancro do estômago. O trabalho científico foi publicado na Journal of Functional Foods.

PARTILHAR

RESPONDER

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …