/

Moradores de Lisboa atestavam moradas falsas de imigrantes a troco de 10 a 20 euros

2

Tiago Henrique Marques / Lusa

PJ deteve 19 residentes do centro de Lisboa por requerimento fraudulento de atestados de residência com base em falsas declarações. Detidos estão indiciados auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quarta-feira 19 residentes do centro de Lisboa por pedirem atestados de residência com documentos falsos, a troco de 10 a 20 euros, de acordo com informações recolhidas pelo JN.

As declarações seriam destinadas a imigrantes sem documentos originários do Bangladesh e Índia e obtidas com atestados falsos de que estes tinham residência na capital. Se as declarações correspondessem à realidade, morariam nestas residências, em alguns casos, centenas de imigrantes.

A detenção teve lugar na Junta de Freguesia da Penha de França após uma denúncia às autoridades em finais de 2022.

“A investigação, iniciada em finais de 2022, teve origem em participação efetuada por uma Junta de Freguesia de Lisboa, denunciando o requerimento fraudulento àquela Entidade, de atestados de residência, por parte de cidadãos estrangeiros, com base em falsas declarações”, lê-se no comunicado da PJ desta quinta-feira.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, serão presentes em tribunal esta quinta-feira para interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação. Estão indiciados pelos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Entre os 19 detidos, a maioria são portugueses, mas o cabecilha do esquema seria um cidadão indostânico, que tinha na sua residência um total de 1627 atestados de residência.

Na sequência do caso, a Junta emitiu atestados de residência verdadeiros aos cidadãos indostânicos, para que estes pudessem legalizar a permanência em Portugal, mas o seu paradeiro é desconhecido.

ZAP //

2 Comments

  1. Nas próximas candidata-te! Não é só dizer mal! Isso qualquer asinino sabe fazer. Faz-te á vida, organiza o desarrumado e desorganizado. Aparecerão parvalhões a dizer o mesmo. Nada muda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.