“Monumento do amor”. Indiano construiu uma réplica do Taj Mahal para oferecer à mulher

(dr) Anand Prakash Chouksey

A réplica do Taj Mahal construída por Anand Prakash Chouksey

Um empresário indiano construiu uma réplica do monumento mais famoso do seu país, o Taj Mahal, para oferecer à mulher com quem está casado há 27 anos, mas também às pessoas da sua cidade.

O “monumento do amor”. Foi assim que Anand Prakash Chouksey batizou a réplica do Taj Mahal por si construída na cidade de Burhanpur, no estado indiano de Madhya Pradesh.

“Foi um presente para a minha mulher, mas também para a cidade e para quem aqui vive”, disse o empresário, de 52 anos, à emissora britânica BBC, contando que a ideia lhe custou cerca de 20 milhões de rupias – 235 mil euros.

“Hoje em dia, há muito ódio no nosso país. As pessoas estão a ser divididas em nome da religião e da casta a que pertencem”, lembrou. Por isso, o objetivo foi “espalhar amor” em tempos tão angustiantes como estes.

“Para mim, esta casa é um símbolo desse amor – aquele que vai para além das nossas diferenças sociais e do burburinho político”, acrescentou.

A réplica de Chouksey, que fica na sua propriedade e demorou cerca de três anos para ficar pronta, tem um terço do tamanho do monumento original e, tal como este, tem atraído muitos visitantes.

“Eu não os impeço porque, na nossa cidade, somos uma comunidade muito unida e onde todos se conhecem. Então, a minha casa está aberta a todos“, declarou ainda o empresário.

Claro que esta premissa serve sobretudo para o exterior da propriedade, uma vez que o casal vive mesmo na casa que, segundo a BBC, tem dois quartos principais (que ficam em dois andares separados), uma biblioteca e uma sala de meditação.

Embora o Taj Mahal tenha sido a principal inspiração, o indiano explicou que, no que toca ao design, os interiores não são estritamente islâmicos, contando também com influências contemporâneas.

Para construir esta réplica, o casal esteve várias vezes no mausoléu original, que fica na cidade de Agra, mas também usou muitas imagens 3D retiradas da Internet.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.