O Governo admite fazer uma avaliação ambiental estratégica do Montijo. Além de Alverca e Beja, Alcochete surge como solução favorita para o novo aeroporto.
O ministro das Infraestruturas disse, esta quarta-feira, que a crise gerada pela pandemia veio dar ao Governo tempo para ponderar sobre a possibilidade de uma avaliação ambiental estratégica sobre o novo aeroporto do Montijo.
“A urgência fazia com que nós não perdêssemos mais tempo na necessidade de expandir a capacidade aeroportuária de Lisboa” disse Pedro Nuno Santos. “Agora, não ignoramos que a pandemia, não retirando a necessidade de aumentar a capacidade aeoportuária, porque contamos com a recuperação dentro de alguns anos, dá-nos algum tempo para ponderarmos a avaliação ambiental estratégica”, afirmou.
Várias organizações ambientais têm defendido que o processo referente ao novo aeroporto de Lisboa tem de ser apreciado no contexto de uma avaliação ambiental estratégica, em que sejam ponderadas várias opções possíveis.
O Campo de Tiro de Alcochete é uma das alternativas favoritas ao Montijo, já que tem uma declaração de impacto ambiental (DIA) válida até 9 de dezembro. No entanto, Alverca e Beja também são hipóteses viáveis, escreve o Expresso.
A reavaliação da localização do novo aeroporto não quer dizer, todavia, que o Montijo deixou de ser a preferência do Governo, mas se da avaliação resultar outra opção, o Executivo pode não ter alternativa senão aceitar.
Por sua vez, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, diz-se surpreendido com as declarações de Pedro Nuno Santos.
“Ouvi com uma enorme surpresa e apreensão as palavras do ministro das Infraestruturas, porque vai atrasar a construção do Montijo. Temo, aliás, que já estejamos atrasados. Não se iludam: a construção do aeroporto vai demorar quatro anos”, adiantou Calheiros. “A retoma do setor não chegará antes de 2023-2024, e nessa altura vamos ter outra vez problemas de capacidade na Portela”.
A ANA – Aeroportos de Portugal bate o pé e mostra-se intransigente quanto à solução Montijo. “A ANA mantém-se disponível para avançar logo que o concedente entender oportuno”, disse fonte oficial da concessionário de aeroportos. “A criação de capacidade no aeroporto do Montijo será fundamental para que Lisboa esteja em condições de acolher o tráfego quando a retoma voltar”.
“Acredito que há vontade do Governo de levar a cabo o Montijo, porque está convencido dos argumentos a favor desta solução. O primeiro-ministro já disse perentoriamente que o Montijo era a 17ª escolha e a definitiva. E acredito que não terá os constrangimentos que tinha em 2019 quando houver a retoma”, defendeu José Luís Arnaut, presidente da ANA.
são mais 50 anos , até decidirem alguma coisa
Se o sacana do Sócrates o tivesse feito no seu governo, já estava feito e a dívida era igual, além de termos um aeroporto em condições e por muitos anos. Assim, estamos a gastar dinheiro em estudos, com desvios por todo o lado e quando se fizer o adjunto da Portela não dá para nada porque são dois pequenos aeroportos sem condições.
Mias uns estudos e projectos para fazer, logo mais uns milhões a voar para mais umas negociatas . Enquanto a corrupção for apenas capa de jornais este país nunca mudará.
E a urgência justificava a falta de estudos?
Devem estar a brincar.
Tenho pena que não vá para Beja.
É só Lisboa Lisboa Lisboa…
O resto do país é paisagem
Beja!!!???
Haja paciência. Desde antes do 25/4 que era, e sempre foi Alcochete. Só os desvarios fizeram mudar tudo.
Quanto ao Montijo, nunca passaria de um aeroporto complementar da Portela, portanto mais um apeadeiro aéreo.
Beja não que já está pronto e que tal um estudo para o Terreiro do Paço, era só tirar o Cavalinho Porra….
É mais do que tempo de pararem com a palermice de equacionarem um novo aeroporto na margem sul do Tejo. Para além de todas as considerações técnicas e ambientais, a localização é a pior possível, afastada de tudo. A ter que ser feito um novo aeroporto façam-no perto de Santarém, algures entre o Carregado e o Entroncamento. É uma zona com infraestrutura rodoviária e de linha férrea, onde estão instaladas inúmeras operações logísticas de âmbito nacional, que comprovam a boa localização. Seria assim um aeroporto que além de servir bem Lisboa, serviria também o país de forma efectiva, dada a sua muito maior centralidade.
Pessoalmente acho que faria todo o sentido fazer o novo aeroporto de Lisboa no Gerês ou em Vila Real de Santo António.
Ou melhor … Badajoz, deixar que os espanhóis se preocupem com os impactos e já agora com os custos e fica a cerca de 2 horas de Lisboa.
Sim como assim, a nossa economia já não deve de existir quando o aeroporto for aprovado porque o Costa já deve ter conseguido lixar isto tudo e Portugal vai estar fechado.
agora imagine se, para além do Costa, viesse uma pandemia mundial! Isso é que era a desgraça total, mas ainda bem que isso só em filmes!!
Quando não se tem nada de jeito para dizer, fica-se calado para evitar figuras tristes. O Carregado fica basicamente à mesma distância em minutos do que o Montijo. Sugiro que arranje um mapa, e guarde a fanfarronice para quem lhe ache piada.
Não preciso de um mapa, vivi na Castanheira do Ribatejo e tenho uma casa no cartaxo, sem bem onde fica o Carregado e pessoalmente viria a minha casa a valorizar se o aeroporto fosse para o Carregado ou Santarem.
O que não faz sentido é discutir um aeroporto numa altura em que a aviação se prepara para decair, questões ambientais, efeitos do covid, novos meios de transporte, etc.
Ainda para mais numa altura em que não há dinheiro.
Quanto á localização, a sua é apenas mais uma, mas não faz qualquer sentido o
aeroporto de Lisboa não ser em Lisboa, existe capacidade de crescimento no actual aeroporto.
O Montijo não é possível não só pelo impacto ambiental mas principalmente porque é um pequeno aeroporto, numa pequena península e sem qualquer possibilidade de expansão, um aeroporto em Beja nunca faria sentido porque simplesmente nenhuma companhia aérea quereria voar para uma cidade a duas horas de distância de Lisboa que ainda por cima tem pouca população e poucos turistas e sim, se as pessoas querem ir para Lisboa só faz sentido um aeroporto perto da capital, qual seria o sentido de o meterem em Beja ou em Leiria ou em Fátima? As melhores localizações são ou em Alcochete ou em Alverca, localidades próximas a Lisboa, com menor impacto ambiental e com eventual capacidade de expansão.
E porque não a Ota.
Para mim sempre foi a melhor opção.
Por este andar eu quero um aqui no meu quintal, Beja não porque está a uma hora e tal de Lisboa e a menos que isso da Comporta e do Algarve. No entanto ficar 4 horas na Portela ou em Faro é IN, desenvolver é fazer onde não há. caso contrário Terreiro do Paço, fica perto de Cacilhas, Alverca e Montijo e por aí fora.
Eu pergunto me… Porque insistir numa ligação TGV de Lisboa ao Porto numa 1:15 em vez de estudar uma via férrea de ligação de Beja a Lisboa em 30-40min. O aeroporto está feito, será que custa tanto como as expropriações e a deslocalização da BA6, além da solução do Montijo ser um aeroporto sem possibilidade de expansão, com custos para populações e para os congestionamentos já sentidos?
O teu nome já diz tudo… A ti nem uma note de 5 euros deixava governar
Lisboa já tem a sua capacidade de carga no máximo em termos de turistas, em 2019 acredito que qualquer lisboeta fosse desta opinião, portanto não acredito que a melhor opção seja construir mais um aeroporto na área metropolitana, não é sustentável. Somos um país pequeno sem dinheiro para grandes obras públicas, porque não aproveitar o que já temos e, com o dinheiro da UE, aproveitar o aeroporto de Beja e investar na rede ferroviária para ligar este a Lisboa e Faro? Seria um aeroporto complementar aos dois e a pouco mais de uma hora de distância. Beja e Évora seriam ambas beneficiadas, além da zona do Alqueva ser potenciada para investimento turístico.
Beja,ali ao lado , mas talvez não seja o ” negócio ” pretendido e que vai dar milhões aos amigos.
Em primeiro lugar temos de perceber que estamos em Portugal, ou seja o resultado final não conta, só o processo conta. Portanto, a solução que for mais cara, ganha… Simples.
Em Alcochete já se fizeram bons negócios
Negócios à parte (??), enquanto o pau vai e vem…
Como sabem as pessoas mais bem informadas, o negócio da ANA na Portela foi 1 negociata entre poucos amigos que entre outros beneficiários levou a deixar no comando Frasquillho & Arnaut. Para prejuízo do Ambiente dado que o Montijo é zona muito frágil do ponto de vista da poluição e não apenas das Aves. Assim sendo, a única solução de longo prazo que ganhou em todos os items analisados pela Ordem dos Engenheiros e pelo LNEC conforme foi tornado público é Alcochete por estar fora de agregado urbano. Acabem com a corrupção dos variadíssimos Lobys e decidam a favor de Lisboa e de Portugal, agora !