Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas “não há drama”)

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. “Acataremos, não há drama”.

Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo de alterar o decreto-lei que dá poder às autarquias de vetar o aeroporto do Montijo. “Acataremos, não há drama. Não podemos tornar todos os debates em debates apocalípticos.”

A esquerda já se assumiu contra a alteração à lei e o PSD seguiu o mesmo caminho, afirmando publicamente que não dará a mão ao Governo neste tema.

Desta vez pela voz de Salvador Malheiro, vice-presidente do partido, o PSD garantiu que “não está disponível para alterar o atual pacote legislativo neste contexto”. “É mais do que notório a alteração de uma lei que deve ser geral e abstrata para solucionar um problema que é avulso. Procura esconder uma serie de irresponsabilidades e incompetências e configura um ataque ao Estado de Direito.”

Perante esta dificuldade de obter uma maioria na Assembleia da República, o ministro das Infraestruturas e Habitação disse que o PS “tem consciência de que não tem maioria absoluta”. Face a este cenário, o Governo aceitará, “com normalidade e humildade”, “aquela que é a decisão da maioria no Parlamento”. Ainda assim, do ponto de vista político, o Governo não deixará de alertar para os perigos desta decisão.

“Entendemos que a lei está errada e que deve ser alterada e adequada ao que está em causa e respeitamos a decisão da Assembleia da República. Não nos peçam é para não fazermos de conta que um novo revés não terá um impacto no país”, disse o governante, citado pelo Expresso.

Durante o debate desta quarta-feira, o deputado do PEV José Luís Ferreira disse que há  uma “inversão dos princípios do estado de direito democrático”: “Ou seja, a lei só vale quando dá jeito, quando não dá, altera-se a lei.”

Pedro Nuno Santos rejeitou esta posição, argumentando que é contra o facto de um município ter o “poder absoluto de decidir sobre as populações dos concelhos vizinhos”.

Além disso, frisou que este não era um debate sobre o Montijo, mas sobre a lei uma vez que, se por hipótese fosse considerada a possibilidade de Alcochete, “não se tem a garantia que apareça um ou outro município a boicotar”.

Com a legislação em vigor, para que o aeroporto do Montijo avance, é preciso que as câmaras afetadas deem parecer positivo. Neste momento, pelo menos duas das câmaras em causa, a Moita e o Seixal, estão contra e já deram parecer desfavorável.

Sem os pareceres positivos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) não pode licenciar as obras do novo aeroporto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Recuperem o património que temos, não andem a gastar dinheiro desnecessário, E eu pergunto: O que será feito do atual aeroporto? Um museu? Gastem antes na saúde, no ensino, na prevenção dos incêndios.

    • Uma coisa nada tem a ver com a outra. Há fundos da UE para este projecto se não forem aproveitados as gerações futuras nunca nos hão-de perdoar. O novo aeroporto, ou seja um AEROPORTO INTERNACIONAL PARA O FUTURO, só será isso se for construido no Campo de Tiro de Alcochete Uma area de 7.500 hectares onde se podem construir 2 pistas e todas as infraestruturas para todo o tipo de avião, incluindo cargueiros, hoje toda a carga vai para Espanha. Dotações orçamentais para outras áreas também há, tem é que ser aplicadas com transparência.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …