Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas “não há drama”)

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. “Acataremos, não há drama”.

Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo de alterar o decreto-lei que dá poder às autarquias de vetar o aeroporto do Montijo. “Acataremos, não há drama. Não podemos tornar todos os debates em debates apocalípticos.”

A esquerda já se assumiu contra a alteração à lei e o PSD seguiu o mesmo caminho, afirmando publicamente que não dará a mão ao Governo neste tema.

Desta vez pela voz de Salvador Malheiro, vice-presidente do partido, o PSD garantiu que “não está disponível para alterar o atual pacote legislativo neste contexto”. “É mais do que notório a alteração de uma lei que deve ser geral e abstrata para solucionar um problema que é avulso. Procura esconder uma serie de irresponsabilidades e incompetências e configura um ataque ao Estado de Direito.”

Perante esta dificuldade de obter uma maioria na Assembleia da República, o ministro das Infraestruturas e Habitação disse que o PS “tem consciência de que não tem maioria absoluta”. Face a este cenário, o Governo aceitará, “com normalidade e humildade”, “aquela que é a decisão da maioria no Parlamento”. Ainda assim, do ponto de vista político, o Governo não deixará de alertar para os perigos desta decisão.

“Entendemos que a lei está errada e que deve ser alterada e adequada ao que está em causa e respeitamos a decisão da Assembleia da República. Não nos peçam é para não fazermos de conta que um novo revés não terá um impacto no país”, disse o governante, citado pelo Expresso.

Durante o debate desta quarta-feira, o deputado do PEV José Luís Ferreira disse que há  uma “inversão dos princípios do estado de direito democrático”: “Ou seja, a lei só vale quando dá jeito, quando não dá, altera-se a lei.”

Pedro Nuno Santos rejeitou esta posição, argumentando que é contra o facto de um município ter o “poder absoluto de decidir sobre as populações dos concelhos vizinhos”.

Além disso, frisou que este não era um debate sobre o Montijo, mas sobre a lei uma vez que, se por hipótese fosse considerada a possibilidade de Alcochete, “não se tem a garantia que apareça um ou outro município a boicotar”.

Com a legislação em vigor, para que o aeroporto do Montijo avance, é preciso que as câmaras afetadas deem parecer positivo. Neste momento, pelo menos duas das câmaras em causa, a Moita e o Seixal, estão contra e já deram parecer desfavorável.

Sem os pareceres positivos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) não pode licenciar as obras do novo aeroporto.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Recuperem o património que temos, não andem a gastar dinheiro desnecessário, E eu pergunto: O que será feito do atual aeroporto? Um museu? Gastem antes na saúde, no ensino, na prevenção dos incêndios.

    • Uma coisa nada tem a ver com a outra. Há fundos da UE para este projecto se não forem aproveitados as gerações futuras nunca nos hão-de perdoar. O novo aeroporto, ou seja um AEROPORTO INTERNACIONAL PARA O FUTURO, só será isso se for construido no Campo de Tiro de Alcochete Uma area de 7.500 hectares onde se podem construir 2 pistas e todas as infraestruturas para todo o tipo de avião, incluindo cargueiros, hoje toda a carga vai para Espanha. Dotações orçamentais para outras áreas também há, tem é que ser aplicadas com transparência.

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …