Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas “não há drama”)

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. “Acataremos, não há drama”.

Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo de alterar o decreto-lei que dá poder às autarquias de vetar o aeroporto do Montijo. “Acataremos, não há drama. Não podemos tornar todos os debates em debates apocalípticos.”

A esquerda já se assumiu contra a alteração à lei e o PSD seguiu o mesmo caminho, afirmando publicamente que não dará a mão ao Governo neste tema.

Desta vez pela voz de Salvador Malheiro, vice-presidente do partido, o PSD garantiu que “não está disponível para alterar o atual pacote legislativo neste contexto”. “É mais do que notório a alteração de uma lei que deve ser geral e abstrata para solucionar um problema que é avulso. Procura esconder uma serie de irresponsabilidades e incompetências e configura um ataque ao Estado de Direito.”

Perante esta dificuldade de obter uma maioria na Assembleia da República, o ministro das Infraestruturas e Habitação disse que o PS “tem consciência de que não tem maioria absoluta”. Face a este cenário, o Governo aceitará, “com normalidade e humildade”, “aquela que é a decisão da maioria no Parlamento”. Ainda assim, do ponto de vista político, o Governo não deixará de alertar para os perigos desta decisão.

“Entendemos que a lei está errada e que deve ser alterada e adequada ao que está em causa e respeitamos a decisão da Assembleia da República. Não nos peçam é para não fazermos de conta que um novo revés não terá um impacto no país”, disse o governante, citado pelo Expresso.

Durante o debate desta quarta-feira, o deputado do PEV José Luís Ferreira disse que há  uma “inversão dos princípios do estado de direito democrático”: “Ou seja, a lei só vale quando dá jeito, quando não dá, altera-se a lei.”

Pedro Nuno Santos rejeitou esta posição, argumentando que é contra o facto de um município ter o “poder absoluto de decidir sobre as populações dos concelhos vizinhos”.

Além disso, frisou que este não era um debate sobre o Montijo, mas sobre a lei uma vez que, se por hipótese fosse considerada a possibilidade de Alcochete, “não se tem a garantia que apareça um ou outro município a boicotar”.

Com a legislação em vigor, para que o aeroporto do Montijo avance, é preciso que as câmaras afetadas deem parecer positivo. Neste momento, pelo menos duas das câmaras em causa, a Moita e o Seixal, estão contra e já deram parecer desfavorável.

Sem os pareceres positivos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) não pode licenciar as obras do novo aeroporto.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Recuperem o património que temos, não andem a gastar dinheiro desnecessário, E eu pergunto: O que será feito do atual aeroporto? Um museu? Gastem antes na saúde, no ensino, na prevenção dos incêndios.

    • Uma coisa nada tem a ver com a outra. Há fundos da UE para este projecto se não forem aproveitados as gerações futuras nunca nos hão-de perdoar. O novo aeroporto, ou seja um AEROPORTO INTERNACIONAL PARA O FUTURO, só será isso se for construido no Campo de Tiro de Alcochete Uma area de 7.500 hectares onde se podem construir 2 pistas e todas as infraestruturas para todo o tipo de avião, incluindo cargueiros, hoje toda a carga vai para Espanha. Dotações orçamentais para outras áreas também há, tem é que ser aplicadas com transparência.

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …