Os dois primeiro-ministros falaram em Bruxelas, num dia agitado para Montenegro: “Dormi uma hora”, disse a Metsola.
Um é primeiro-ministro cessante, o outro é primeiro-ministro indigitado. Os dois juntaram-se em Bruxelas.
Foi um encontro peculiar entre António Costa e Luís Montenegro, num hotel na capital da Bélgica.
Costa ia entrar para “pedir um café” quando, ao virar-se, Montenegro lhe apareceu à porta do hotel: “Oh, está aqui!”, reagiu o socialista. “Nem de propósito, parece combinado!”, disse o social democrata. Os dois cumprimentaram e trocaram um pequeno abraço.
Foram tomar um café. Lá dentro, não se sabe sobre o que falaram.
O encontro já estaria combinado e serviu para passar uma imagem de tranquilidade nesta mudança política em Portugal, sobretudo para os mercados e instituições europeias, destaca o Expresso.
“Estivemos a trocar algumas impressões sobre alguns aspectos relacionados com a política europeia, com a política externa e a combinar também a transição”, disse mais tarde Luís Montenegro, em conversa com os jornalistas.
Foi um dia agitado para Luís Montenegro. Poucas horas depois de ter sido indigitado primeiro-ministro já de madrugada: “Só dormi uma hora ontem à noite”, confessou, num passeio com Roberta Metsola.
A presidente do Parlamento Europeu lembrou que conhece Montenegro “há muito tempo”, deu-lhe os parabéns pela vitória após uma “campanha longa e dura” e desejou-lhe sorte para “as próximas semanas e os próximos meses”.
Já Montenegro disse que Metsola já era uma “companheira de percurso e com a qual continuaremos a contar num futuro próximo”.
Good first meeting with @LMontenegroPSD.
Congratulations on your nomination as Prime Minister of Portugal.
We live a pivotal moment for Europe.
I’m looking forward to working with you.
I wish you every success as PM of Portugal. This will benefit Europe as a whole. pic.twitter.com/ayKWFK0MPy
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) March 21, 2024
O futuro primeiro-ministro também esteve com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a quem deixou uma garantia: “Não há nenhuma razão para colocar em causa a estabilidade do país, a estabilidade de uma solução do Governo”.
Von der Leyen publicou: “Óptima primeira reunião com Luís Montenegro. Parabéns pela sua nomeação como primeiro-ministro de Portugal. Vivemos um momento crucial para a Europa e estou ansiosa por trabalhar consigo”.
Vamos ter muitas saudades da postura democrática e de Estado, do Primeiro-Ministro António Costa.
Uma inegável evidência ao longo dos mandatos, até para os que dizem não gostar dele. (a inveja é tramada!).
Lucinda . Pessoalmente , desde o fim da Ditadura en Abril 1974 , passamos a un Regime dito ” Democrático ” , mesmo imperfeito que seja , e ainda bem ! ….mas não se trata de questão de “inveja” , mas sim de aceder ao Poder por o Poder . Por essa mesma razão , en termos de direito e dever Eleitoral , fomos condicionados a optar , não por a (Excelência) , idoneidade e honestidade Politica , mas sim a escolha do menos mau e menos mal . Sendo que o “Voto” é a única “arma” que nós Cidadãos e Contribuintes temos para nos fazer entender . Não esquecer de très bancarrotas 1977 – 1983 e 2011 , espero que não tenhamos que sofrer com outra ! …..Efetivamente , Viva a Democracia !
Atento,
A Democracia, tal como o cravo vermelho ao peito, a todos fica bem.
Mas sobretudo dá jeito a certos filhos da mãe.
Os maiores riscos que as democracias enfrentam, são aqueles que dela se servem para alcancar o poder, e em seguida a aniquilarem.
Em nome da democracia, compromete-se a democracia.
Não sejamos ingénuos!l
NUNCA, JAMAIS, um regime democrático deve permitir que no seu seio se instale um partido xenófobo, racista e outros “istas”, auto declarado anti-sistema, por mais que a teoria democrática assim pareça sugerir.
O que está a acontecer no nosso país, cuja liberdade ltanto custou, em vidas e sacrifícios, é um crime de lesa pátria, que nos fará perder o que temos e regressar onde não queremos.
A TODOS os responsáveis, seja por birra, leviandade, experimentalismo ou cisma, deixo uma sentença:
Fiquem em paz com a vossa consciência…Se puderem.
Lucinda, vamos falar de inveja? Então vamos. Quem é que se demitiu por ser visado num processo judicial? E se não fosse pelo processo em si, que até pode ser questionavel, só o facto de se terem descobertos dezenas de milhares de euros escondidos no gabinete do seu principal acólito seria mais que suficiente. Depois vem dizer que o seu mandato foi interrompido… Isto não revela a inveja que deve grassar na mente de António Costa? Quem é que viu as suas aspirações a um cargo na UE ter sido posto em causa por causa deste processo? Quem é que perdeu estas eleições para a AD e, principalmente para o Chega? Quem é que viu o seu mandato na Assembleia da República por um canudo depois da vitória do Chega nos votos dos emigrantes? Tudo isto não é inveja?
Ok, tudo isto pode não ser inveja, mas Karma é com certeza!
Ponham a azia de lado e comecem a ajudar a governar este país, que nos últimos 8 anos apenas o desgovernaram.
Lucinda : ….Não sou “Ingénuo” . Sou realista ! ……mas enfim ; fique também en Paz com a sua consciência , mas se tiver uma (Solução milagrosa) contra o descalabro Mundial e en particular Português , muitos de nós acolheremos a suas soluções sem hesitação ! …Não se fique por retoricas e moralismos sem nexo !