A “Montanha de Deus” pode entrar em erupção a qualquer momento

Christoph Strässler / Flickr

Ol Doinyo Lengai, a "Montanha de Deus"

Ol Doinyo Lengai, a “Montanha de Deus”

O vulcão Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia, encontra-se num local onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há 3,6 milhões de anos. E pode entrar em erupção enquanto está a ler este texto.

Segundo adverte uma equipa de cientistas, uma erupção massiva do Ol Doinyo Lengai, vulcão tanzaniano conhecido pelos locais como “A Montanha de Deus”, está iminente, e pode destruir para sempre um local chave da história da Humanidade.

O vulcão pode entrar em actividade a qualquer instante“, diz Sarah Stamps, geofísica da Virginia Tech, nos EUA, citada pela revista The National Geographic.

O vulcão, com 2.331 metros de altura, encontra-se a menos de 115 km de Arusha, sítio arqueológico onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há mais de 3,6 milhões de anos, além dos vestígios de cerca de quatro centenas de pegadas humanas mais recentes, com “apenas” 19 mil anos.

Os geólogos colocaram em 2016 cinco sensores de movimento à volta do vulcão. para monitorizar a sua actividade e avaliar o risco de erupção. Em janeiro deste ano, registaram flutuações significativas nos valores registados, que indicam que parte do vulcão se está a elevar.

Sarah Stamps / MySpace

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

“Após estes sinais, a nossa equipa instalou três novas estações de observação geológica, capazes de recolher dados em tempo real”, explica Sarah Stamps.

Mais cedo ou mais tarde

A equipa de geólogos e geofísicos que observa o Ol Doinyo Lengai identificou outros sinais, como o aumento das emissões de gases e de pequenos tremores de terra na região, que permitem concluir inequivocamente que uma erupção da “Montanha de Deus” está iminente.

“Neste caso, iminente significa daqui a um ano, uma semana, ou daqui a um segundo“, explica Stamps. “Estes sinais são indicadores de uma deformação vulcânica que levará a uma erupção – mais cedo ou mais tarde”.

A investigadora acrescenta que não tem a certeza de que uma erupção chegasse a atingir os locais arqueológicos de Arusha: a menos de 115 km de distância, no sítio de Laetoli, as famosas pegadas milenares de hominídeos, e no sítio de Engare Sero, a chamada “dança do homo sapiens“, que imortalizou pegadas com pouco menos de 20 mil anos.

(dr) Robert I.M. Campbell / National Geographic Creative

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey - aqui, fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey –  fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

Mas, diz Cynthia Liutkus-Pierce, geóloga da Universidade Estatal de los Apalaches, “se a erupção coincidir com a época das chuvas, é possível que os enormes fluxos de detritos que se formariam podem destruir os achados para sempre”.

O Ol Doinyo Lengai é o único vulcão activo capaz de expelir lava rica em carbonatite, um tipo de rocha ígnea por vezes confundida com mármore. Esta lava, esguia e prateada, desloca-se mais depressa do que uma pessoa consegue correr.

Tipicamente, a actividade do Ol Doinyo Lengai está confinada ao seu cume, mas ocasionalmente a Montanha de Deus ruge de forma mais dramática. Em setembro de 2007, o vulcão expeliu uma nuvem de fumo a mais de 15 km de altitude, e lançou rios de lava que rasgaram a sua encosta oeste, deixado cicatrizes que foram visíveis do espaço.

E quando isso acontece, não adianta correr.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se for como a mesma noticia de 26 de junho de 2016 do vulcão islandês Hekla se calhar não vai acontecer nada. Com previsões destas, enfim.

RESPONDER

Novo governo transformou a Áustria no "cinzeiro da Europa"

Muitos países ocidentais - entre os quais Portugal - já baniram o tabaco dos bares e restaurantes. Mas a Áustria nega-se a seguir essa tendência. De acordo com uma lei aprovada em 2015, a Áustria deveria …

Físicos criaram uma nova forma de luz

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Harvard demonstraram que é possível que dois feixes de luz se encontrem e se fundam num único fluxo luminoso. Se tentarmos cruzar a luz de …

ALMA observa um donut giratório de gás e poeira em redor de um buraco negro supermassivo

Observações de alta resolução com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) captaram um toro de gás rotativo e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. A existência destas estruturas giratórias em forma de donut …

Porto vs Rio Ave | Dragão devolve chapa 5

Vitória esclarecedora do FC Porto na recepção ao Rio Ave. A equipa “azul-e-branca” venceu por 5-0, num jogo em que marcou muito cedo e foi construindo o resultado com eficácia ofensiva e alguma fortuna nos …

Algoritmo descobriu qual a cidade mais verde do mundo

Como podemos saber quis as cidades mais verdes do mundo? Somar os parques e praças? Mapear as zonas arborizadas? E contar o número de árvores plantadas? Uma pesquisa recente do Sensable City Lab, do MIT - Instituto …

Instrumentos cirúrgicos podem espalhar a proteína do Alzheimer

Novas proteínas sugerem que uma das proteínas responsável pelo desenvolvimento da doença poderia ser transmitida a pacientes saudáveis através de materiais cirúrgicos. Um grupo de cientistas descobriu uma nova prova de que a proteína beta-amiloide, implicada …

Três pessoas detidas por fraude bilionária em banco da Índia

Duas pessoas ligadas ao PNB, Banco Nacional do Punjab, e um responsável do grupo financeiro do empresário joalheiro Nirav Modi foram detidos este sábado, acusados de uma fraude de cerca de 1,5 mil milhões de …

Comentários racistas sobre Meghan Markle fazem cair líder de partido

O líder do partido eurocético britânico UKIP, Henry Bolton, foi demitido após uma votação em que os afiliados demonstraram falta de apoio no seguimento de comentários racistas da sua ex-companheira sobre a futura mulher do …

Montenegro abandona o Parlamento e admite disputar liderança do PSD no futuro

O ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro anunciou que vai deixar o parlamento a 5 de abril, 16 anos depois de ter tomado posse, e prometeu ao partido que poderá no futuro disputar a liderança. "Conhecem …

Os inimigos dos aztecas construíram uma cidade com tantos edifícios como Manhattan

Uma equipa de cientistas realizou uma análise minuciosa de uma antiga cidade, no oeste do México, construída por um povo inimigo dos aztecas: os purepechas. A cidade recebeu o nome de Angamuco e, de acordo com …