A “Montanha de Deus” pode entrar em erupção a qualquer momento

Christoph Strässler / Flickr

Ol Doinyo Lengai, a "Montanha de Deus"

Ol Doinyo Lengai, a “Montanha de Deus”

O vulcão Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia, encontra-se num local onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há 3,6 milhões de anos. E pode entrar em erupção enquanto está a ler este texto.

Segundo adverte uma equipa de cientistas, uma erupção massiva do Ol Doinyo Lengai, vulcão tanzaniano conhecido pelos locais como “A Montanha de Deus”, está iminente, e pode destruir para sempre um local chave da história da Humanidade.

O vulcão pode entrar em actividade a qualquer instante“, diz Sarah Stamps, geofísica da Virginia Tech, nos EUA, citada pela revista The National Geographic.

O vulcão, com 2.331 metros de altura, encontra-se a menos de 115 km de Arusha, sítio arqueológico onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há mais de 3,6 milhões de anos, além dos vestígios de cerca de quatro centenas de pegadas humanas mais recentes, com “apenas” 19 mil anos.

Os geólogos colocaram em 2016 cinco sensores de movimento à volta do vulcão. para monitorizar a sua actividade e avaliar o risco de erupção. Em janeiro deste ano, registaram flutuações significativas nos valores registados, que indicam que parte do vulcão se está a elevar.

Sarah Stamps / MySpace

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

“Após estes sinais, a nossa equipa instalou três novas estações de observação geológica, capazes de recolher dados em tempo real”, explica Sarah Stamps.

Mais cedo ou mais tarde

A equipa de geólogos e geofísicos que observa o Ol Doinyo Lengai identificou outros sinais, como o aumento das emissões de gases e de pequenos tremores de terra na região, que permitem concluir inequivocamente que uma erupção da “Montanha de Deus” está iminente.

“Neste caso, iminente significa daqui a um ano, uma semana, ou daqui a um segundo“, explica Stamps. “Estes sinais são indicadores de uma deformação vulcânica que levará a uma erupção – mais cedo ou mais tarde”.

A investigadora acrescenta que não tem a certeza de que uma erupção chegasse a atingir os locais arqueológicos de Arusha: a menos de 115 km de distância, no sítio de Laetoli, as famosas pegadas milenares de hominídeos, e no sítio de Engare Sero, a chamada “dança do homo sapiens“, que imortalizou pegadas com pouco menos de 20 mil anos.

(dr) Robert I.M. Campbell / National Geographic Creative

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey - aqui, fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey –  fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

Mas, diz Cynthia Liutkus-Pierce, geóloga da Universidade Estatal de los Apalaches, “se a erupção coincidir com a época das chuvas, é possível que os enormes fluxos de detritos que se formariam podem destruir os achados para sempre”.

O Ol Doinyo Lengai é o único vulcão activo capaz de expelir lava rica em carbonatite, um tipo de rocha ígnea por vezes confundida com mármore. Esta lava, esguia e prateada, desloca-se mais depressa do que uma pessoa consegue correr.

Tipicamente, a actividade do Ol Doinyo Lengai está confinada ao seu cume, mas ocasionalmente a Montanha de Deus ruge de forma mais dramática. Em setembro de 2007, o vulcão expeliu uma nuvem de fumo a mais de 15 km de altitude, e lançou rios de lava que rasgaram a sua encosta oeste, deixado cicatrizes que foram visíveis do espaço.

E quando isso acontece, não adianta correr.

1 COMENTÁRIO

  1. Se for como a mesma noticia de 26 de junho de 2016 do vulcão islandês Hekla se calhar não vai acontecer nada. Com previsões destas, enfim.

RESPONDER

O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme - e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção. No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, …

Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de …

Rússia terá usado perfis falsos no Facebook para espiar campanha de Macron

A Agência Reuters noticia que agentes secretos russos tentaram espiar a campanha de Macron, para as eleições francesas. Como? Criando perfis falsos para se fazerem "amigos" de membros da campanha. Agentes ligados aos Serviços Secretos russos …

Cientistas chineses desenvolvem possível inibidor do vírus Zika

Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um possível inibidor do vírus Zika baseado em moléculas, que foi testado em ratos e poderá ajudar a combater a propagação do vírus entre seres humanos. Segundo o jornal Shanghai …

Fundador da Amazon ultrapassou Bill Gates e é o novo homem mais rico do mundo

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornou-se nesta quinta-feira pela primeira vez no homem mais rico do planeta, com uma fortuna que supera 90 mil milhões de dólares. De acordo com a revista "Forbes", que …

Augusto Inácio esteve retido nas instalações do Zamalek e teve que recorrer à embaixada poortuguesa

O treinador português esteve impedido de sair das instalações do Zamalek, no Egito, por seguranças do clube, tendo sido obrigado a pedir auxílio à representação portuguesa no Cairo - que interveio prontamente. No final, ficou …

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress, revela um estudo feito em cobaias pelo Centro Nacional para a Pesquisa Científica da França (CNRS) e publicado nesta terça-feira na revista “Molecular Psychiatry“. Contrariando a ideia popular que …

Índia: Criança de dez anos pede para abortar

O Supremo Tribunal indiano aceitou estudar o caso de uma criança de 10 anos, grávida de 26 semanas, cujos pais pediram autorização para fazer um aborto fora do prazo legal. Vários médicos vão examinar a …

Criança inglesa desaparecida na Praia da Luz foi encontrada

Uma criança de nacionalidade inglesa esteve desaparecida desde o início da tarde desta quinta-feira na praia da Luz, em Lagos, Algarve, estando as autoridades policiais a efetuar buscas sobre o seu paradeiro, disse à Lusa …

Nova tecnologia permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em energia elétrica

Uma equipa que envolve especialistas do Porto, de Lisboa e de Coimbra está a desenvolver uma tecnologia para ser aplicada na superfície de pavimentos rodoviários, que permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em …