A “Montanha de Deus” pode entrar em erupção a qualquer momento

Christoph Strässler / Flickr

Ol Doinyo Lengai, a "Montanha de Deus"

Ol Doinyo Lengai, a “Montanha de Deus”

O vulcão Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia, encontra-se num local onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há 3,6 milhões de anos. E pode entrar em erupção enquanto está a ler este texto.

Segundo adverte uma equipa de cientistas, uma erupção massiva do Ol Doinyo Lengai, vulcão tanzaniano conhecido pelos locais como “A Montanha de Deus”, está iminente, e pode destruir para sempre um local chave da história da Humanidade.

O vulcão pode entrar em actividade a qualquer instante“, diz Sarah Stamps, geofísica da Virginia Tech, nos EUA, citada pela revista The National Geographic.

O vulcão, com 2.331 metros de altura, encontra-se a menos de 115 km de Arusha, sítio arqueológico onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há mais de 3,6 milhões de anos, além dos vestígios de cerca de quatro centenas de pegadas humanas mais recentes, com “apenas” 19 mil anos.

Os geólogos colocaram em 2016 cinco sensores de movimento à volta do vulcão. para monitorizar a sua actividade e avaliar o risco de erupção. Em janeiro deste ano, registaram flutuações significativas nos valores registados, que indicam que parte do vulcão se está a elevar.

Sarah Stamps / MySpace

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

“Após estes sinais, a nossa equipa instalou três novas estações de observação geológica, capazes de recolher dados em tempo real”, explica Sarah Stamps.

Mais cedo ou mais tarde

A equipa de geólogos e geofísicos que observa o Ol Doinyo Lengai identificou outros sinais, como o aumento das emissões de gases e de pequenos tremores de terra na região, que permitem concluir inequivocamente que uma erupção da “Montanha de Deus” está iminente.

“Neste caso, iminente significa daqui a um ano, uma semana, ou daqui a um segundo“, explica Stamps. “Estes sinais são indicadores de uma deformação vulcânica que levará a uma erupção – mais cedo ou mais tarde”.

A investigadora acrescenta que não tem a certeza de que uma erupção chegasse a atingir os locais arqueológicos de Arusha: a menos de 115 km de distância, no sítio de Laetoli, as famosas pegadas milenares de hominídeos, e no sítio de Engare Sero, a chamada “dança do homo sapiens“, que imortalizou pegadas com pouco menos de 20 mil anos.

(dr) Robert I.M. Campbell / National Geographic Creative

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey - aqui, fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

As pegadas milenares de Laetoli foram descobertas por uma equipa liderada pela arquóloga Mary Leakey –  fotografada em 1979 pela National Geographic junto às famosas marcas

Mas, diz Cynthia Liutkus-Pierce, geóloga da Universidade Estatal de los Apalaches, “se a erupção coincidir com a época das chuvas, é possível que os enormes fluxos de detritos que se formariam podem destruir os achados para sempre”.

O Ol Doinyo Lengai é o único vulcão activo capaz de expelir lava rica em carbonatite, um tipo de rocha ígnea por vezes confundida com mármore. Esta lava, esguia e prateada, desloca-se mais depressa do que uma pessoa consegue correr.

Tipicamente, a actividade do Ol Doinyo Lengai está confinada ao seu cume, mas ocasionalmente a Montanha de Deus ruge de forma mais dramática. Em setembro de 2007, o vulcão expeliu uma nuvem de fumo a mais de 15 km de altitude, e lançou rios de lava que rasgaram a sua encosta oeste, deixado cicatrizes que foram visíveis do espaço.

E quando isso acontece, não adianta correr.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se for como a mesma noticia de 26 de junho de 2016 do vulcão islandês Hekla se calhar não vai acontecer nada. Com previsões destas, enfim.

RESPONDER

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …