“Monstro da Terra”. Enorme escultura Olmeca devolvida pelos EUA ao México

Instituto Nacional de Antropología e Historia / INAH

“Monstro da Terra”, escultura Olmeca com 2500 anos

Sessenta e cinco anos depois, uma enorme escultura de pedra Olmeca com 2.500 anos foi devolvida pelos Estados Unidos ao México. Para os mexicanos, “era como ter uma ferida aberta, não ter este artefacto”.

O México anunciou esta sexta-feira que uma enorme escultura de pedra Olmeca com 2.500 anos foi devolvida pelos Estados Unidos.

A escultura Olmeca “Monstro da Terra“, com quase dois metros de altura e uma tonelada de peso, parece representar a boca aberta de um monstro suficientemente para engolir pessoas, e pode representar uma entrada simbólica para o submundo.

O chamado o “Monumento 9 de Chalcatzingo” foi identificado pela Unidade de Tráfico de Antiguidades de Manhattan, em Nova Iorque, e devolvido pelas autoridades norte-americanas ao México.

O Secretário de Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, revelou que a escultura foi entregue no consulado mexicano em Denver, Colorado, esta sexta-feira.

“Recebemos em Denver, no Colorado, a peça histórica mais importante que até agora recuperámos do estrangeiro. Proveniente da grande civilização Olmeca, foi subtraída ao nosso país há 65 anos. Vitória mexicana depois de anos de investigação e ação legal”, disse Ebrard numa publicação na sua página no Twitter.

Era como ter uma ferida aberta, não ter este artefacto”, acrescentou Ebrard.

Segundo a agência Associated Press, Acredita-se que a escultura foi saqueada clandestinamente na década de 1960 de Chalcatzingo, um sítio arqueológico em ruínas, pouco conhecido, ao sul da Cidade do México.

Embora ainda não seja claro como a escultura foi removida de Chalcatzingo, as autoridades mexicanas e norte-americanas consideram que a sua remoção foi ilegal.

Segundo o The Art Newspaper, é provável que o Monumento 9 já estivesse nos EUA por volta de 1950, e a escultura foi registada em 1968 por um arqueólogo numa edição da revista American Antiquity Magazine.

Os especialistas dizem que a escultura é importante por causa das perspetivas que oferece sobre a visão cosmológica dos Olmecas, considerada uma cultura fundadora da Meso-América.

Vários países da América Latina têm encetado esforços nos últimos anos para recuperar os seus antigos artefactos.

O governo mexicano tem feito um enorme esforço para resgatar o património histórico retirado do país, com quase 10.000 bens recuperados desde 2018, de acordo com as autoridades.

Em março deste ano, o México recebeu 43 objetos das autoridades italianas, enquanto em dezembro a Holanda devolveu ao pais 223 artefactos pré-hispânicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.