Monges cristãos podem ter enterrado este tesouro para enganar os Vikings

(dr) National Museums Scotland

Uma parte do tesouro “Galloway Hoard”, encontrado na Escócia

Um tesouro descoberto em Balmaghie, na Escócia, em 2014, pode ter sido escondido por monges ou padres cristãos por causa dos Vikings.

Há mais de mil anos, alguém escondeu um tesouro opulento com mais de uma centena de objetos no subsolo da cidade escocesa de Balmaghie. Em 2014, ano em que foi descoberto, os investigadores pensaram que tinham sido os Vikings a enterrá-lo. Estavam enganados.

Segundo conta o site Live Science, uma nova análise deste tesouro revelou que, embora os objetos de grande valor tenham sido enterrados durante a Era Viking (793-1066 D.C.), é provável que o trabalho tenha sido feito por monges ou padres cristãos.



A maioria dos artefactos está agora em exibição na exposição “Galloway Hoard: Tesouro da era Viking”, no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, que mostra como o tesouro foi enterrado em quatro camadas distintas.

A camada superior continha um pacote de barras de prata, assim como uma rara cruz anglo-saxónica. É possível que estes objetos tenham sido usados como uma espécie de “isco” para desviar a atenção das camadas mais abaixo, relata o jornal The Independent.

Abaixo da primeira camada havia uma secção maior, dividida em três partes. A primeira continha outro pacote de barras de prata, com o dobro do tamanho do primeiro, embrulhado em couro.

O segundo continha um conjunto de argolas de prata que estavam amarradas entre si e escondiam uma pequena caixa de madeira com três objetos de ouro e, por fim, o terceiro continha o mais valioso: um vaso prateado, com tampa de metal, decorado com prata dourada.

Este recipiente foi meticulosamente embalado em lã e outros tecidos. “A sua decoração mostra desenhos de leopardos, tigres e símbolos religiosos do Zoroastrismo, que sugerem que era uma peça da Ásia Central“, explica Martin Goldberg, curador principal de arqueologia e história medievais do museu escocês.

Além deste objeto, também estavam embrulhados outros objetos em seda, como contas, pingentes, broches, pulseiras, um conjunto elaborado de cintos e uma jarra.

O tesouro dá aos arqueólogos uma rara visão das relíquias que as igrejas e os mosteiros anglo-saxões possuíam e que provavelmente enterravam para os esconder dos Vikings.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Monges cristãos podem ter enterrado este tesouro para enganar os Vikings

Um tesouro descoberto em Balmaghie, na Escócia, em 2014, pode ter sido escondido por monges ou padres cristãos por causa dos Vikings. Há mais de mil anos, alguém escondeu um tesouro opulento com mais de uma …

PS dividido entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a Câmara do Porto

Depois da desistência de Eduardo Pinheiro, o PS volta a estar indeciso entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a candidatura à Câmara Municipal do Porto. Pouco mais de 24 horas depois de ter sido …

Nova fase do desconfinamento já começou. Medidas foram antecipadas

As novas medidas tomadas pelo Governo no âmbito da nova fase de desconfinamento entraram em vigor esta quinta-feira, tendo sido antecipadas em relação ao dia que estava previsto, que era segunda-feira, segundo uma resolução publicada …

Morreu o antigo guarda-redes Neno, aos 59 anos

O antigo internacional português morreu esta quinta-feira, aos 59 anos, informou o Vitória de Guimarães, clube em que o guarda-redes jogou e foi dirigente. "É com profunda tristeza e coletivo sentimento de enorme pesar que o …

Substância presente no chá verde pode ajudar no combate à covid-19

Uma equipa de cientistas analisou de que forma o chá verde poderia originar um medicamento capaz de combater a covid-19. Suresh Mohankumar, da Universidade Swansea, no Reino Unido, desenvolveu um estudo em parceria com cientistas da …

Câmara de Lisboa também partilhou dados de ativistas com Israel, China e Venezuela

Não só a Câmara de Lisboa partilhou informações de ativistas russos com a embaixada russa em Lisboa, como também o fez com Israel, China e Venezuela noutros casos. A Câmara de Lisboa fez chegar às autoridades …

Cientistas criam fungo que mata ácaros para salvar as abelhas

Uma equipa de investigadores criou um fungo capaz de matar a varroa, um ácaro que infesta colónias de abelhas, salvando potencialmente a vida destes insetos. As abelhas melíferas são seres vivos de extrema importância para a …

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …