Monges cristãos podem ter enterrado este tesouro para enganar os Vikings

(dr) National Museums Scotland

Uma parte do tesouro “Galloway Hoard”, encontrado na Escócia

Um tesouro descoberto em Balmaghie, na Escócia, em 2014, pode ter sido escondido por monges ou padres cristãos por causa dos Vikings.

Há mais de mil anos, alguém escondeu um tesouro opulento com mais de uma centena de objetos no subsolo da cidade escocesa de Balmaghie. Em 2014, ano em que foi descoberto, os investigadores pensaram que tinham sido os Vikings a enterrá-lo. Estavam enganados.

Segundo conta o site Live Science, uma nova análise deste tesouro revelou que, embora os objetos de grande valor tenham sido enterrados durante a Era Viking (793-1066 D.C.), é provável que o trabalho tenha sido feito por monges ou padres cristãos.



A maioria dos artefactos está agora em exibição na exposição “Galloway Hoard: Tesouro da era Viking”, no Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, que mostra como o tesouro foi enterrado em quatro camadas distintas.

A camada superior continha um pacote de barras de prata, assim como uma rara cruz anglo-saxónica. É possível que estes objetos tenham sido usados como uma espécie de “isco” para desviar a atenção das camadas mais abaixo, relata o jornal The Independent.

Abaixo da primeira camada havia uma secção maior, dividida em três partes. A primeira continha outro pacote de barras de prata, com o dobro do tamanho do primeiro, embrulhado em couro.

O segundo continha um conjunto de argolas de prata que estavam amarradas entre si e escondiam uma pequena caixa de madeira com três objetos de ouro e, por fim, o terceiro continha o mais valioso: um vaso prateado, com tampa de metal, decorado com prata dourada.

Este recipiente foi meticulosamente embalado em lã e outros tecidos. “A sua decoração mostra desenhos de leopardos, tigres e símbolos religiosos do Zoroastrismo, que sugerem que era uma peça da Ásia Central“, explica Martin Goldberg, curador principal de arqueologia e história medievais do museu escocês.

Além deste objeto, também estavam embrulhados outros objetos em seda, como contas, pingentes, broches, pulseiras, um conjunto elaborado de cintos e uma jarra.

O tesouro dá aos arqueólogos uma rara visão das relíquias que as igrejas e os mosteiros anglo-saxões possuíam e que provavelmente enterravam para os esconder dos Vikings.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Advogados diz que fechar AML é "inconstitucional". Há 18 exceções na proibição de circulação

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo anunciou, esta quinta-feira, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana. O bastonário da Ordem …

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …