“Moneyball” deixa o basebol e está a caminho do futebol europeu

(dr) Sony Pictures Studios

Brad Pitt e Jonah Hill no filme “Moneyball” (2011).

Billy Beane inspirou o filme “Moneyball” pelo seu uso da análise de dados no basebol. Agora, o norte-americano comprou uma participação no AZ Alkmaar, dos Países Baixos, e está a caminho do futebol europeu.

Billy Beane, o executivo dos Oakland Athletics que foi o pioneiro no uso da análise de dados estatísticos no desporto norte-americano, foi imortalizado no filme “Moneyball” de 2011, que contava com Brad Pitt como protagonista. Agora, Beane está a focar a sua atenção no futebol europeu para evitar conflitos de interesse no basebol.

O norte-americano quer agora passar para o futebol o seu conhecimento que tantos frutos deu no basebol. Basicamente, Beane recorre à análise estatística dos jogadores para encontrar futebolistas talentosos que por vezes passam despercebidos.

A mudança do basebol para o futebol é algo forçada, já que o Beane tem como intenção fugir a eventuais conflitos de interesses. Isto porque para além de ter um lugar administrativo e deter uma participação minoritária nos Oakland Athletics, estás perto de ficar com interesse financeiro nos Red Sox, escreve o The Wall Street Journal.

Aliás, Beane comprou recentemente uma participação no emblema holandês AZ Alkmaar. O clube já não é campeão desde 2008/2009, quando quebrou um período de domínio do PSV.

O futebol holandês é recheado de talento e a chegada do norte-americano pode trazer benefícios no que toca à observação de jogadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.