Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas à vista de todos, esta pode ser o ponto que faltava para se perceber melhor o significado da obra. 

Durante séculos, a atenção foi sempre direcionada para outros detalhes do quadro, como é o caso do sorriso, do posicionamento das mãos, dos olhos, ou até da paisagem.

No entanto, ao virar ligeiramente o olhar para a esquerda, é possível ver que Mona Lisa  está sentada não num banco qualquer, mas no que é popularmente conhecido como cadeira pozzetto. A cadeira, que significa “pequeno poço”, introduz um simbolismo subtil na narrativa que é tão revelador quanto inesperado.

De repente, as águas que se vêm atrás da Mona Lisa não parecem mais distantes e desligados da retratada, pois parece existir um recurso essencial que sustenta a sua existência e faz com que as águas fluam para ela.

Ao colocar Mona Lisa dentro de um “pequeno poço”, Da Vinci transforma-a numa dimensão flutuante do universo físico que ocupa.

Martin Kemp, historiador da arte e especialista em obras de Leonardo Da Vinci, também detetou uma conexão fundamental entre a representação da Mona Lisa e a geologia do mundo em que esta habita.

Jesús Belzunce Gómez / Flickr

Réplica de Mona Lisa em brande formato, em exposição no gasómetro de Oberhausen, Alemanha.

“O artista não estava literalmente a retratar o Arno pré-histórico ou o futuro”, afirma Kemp num estudo sobre Da Vinci, “estava a moldar a paisagem da Mona Lisa com base no que tinha aprendido sobre a mudança no ‘corpo da Terra’ para acompanhar as transformações implícitas no corpo da mulher como mundo menor ou microcosmo”.

Mona Lisa não está sentada diante de uma paisagem, ela é a paisagem.

O significado do poço

Como acontece com todos os símbolos visuais usados ​​por Da Vinci, a cadeira pozzetto é multi valente e tem mais do que uma ligação entre a Mona Lisa e o conhecido fascínio do artista pelas forças hidrológicas que moldam a Terra.

A sugestão subtil de um “pequeno buraco” na pintura, como o canal através do qual a Mona Lisa emerge à consciência, reposiciona completamente a pintura no discurso cultural.

Este não é apenas mais um retrato secular, mas algo espiritualmente mais complexo. As representações de mulheres “junto ao poço” são um marco na história da arte ocidental.

Além disso, as representações apócrifas da Anunciação no Novo Testamento (o momento em que o arcanjo Gabriel informa à Virgem Maria que ela irá dar à luz Cristo) ao lado de uma fonte eram comuns entre os ilustradores de manuscritos medievais e podem até ter inspirado o retrato mais antigo de Maria.

Museo del Prado / Wikimedia

La Gioconda. Versão de Mona Lisa do Museo del Prado (restaurada)

Como um emblema infinitamente elástico, como sugere Walter Pater, Mona Lisa é certamente capaz de absorver e refletir todas essas ressonâncias e muito mais.

“Água Viva”

No Evangelho de São João, Jesus faz uma distinção entre a água que pode ser tirada da nascente natural e a “água viva” que pode fornecer.

Enquanto a água de um poço só pode sustentar um corpo perecível, a “água viva” é capaz de saciar o espírito eterno.

As representações notáveis ​​da cena pelo pintor italiano medieval Duccio di Buoninsegna e pelo mestre renascentista alemão Lucas Cranach, o Velho, tendem a colocar Jesus diretamente na parede do poço, sugerindo o seu domínio sobre os elementos fugazes deste mundo.

No entanto, ao colocar o modelo metaforicamente no poço, Da Vinci confunde a tradição e sugere, em vez disso, uma fusão dos reinos material e espiritual, em um plano partilhado de criação eterna.

Na narrativa de Da Vinci, a própria Mona Lisa é uma onda milagrosa de “água viva”, serenamente contente por estar ciente do seu próprio infinito intenso.

  ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …