Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas à vista de todos, esta pode ser o ponto que faltava para se perceber melhor o significado da obra. 

Durante séculos, a atenção foi sempre direcionada para outros detalhes do quadro, como é o caso do sorriso, do posicionamento das mãos, dos olhos, ou até da paisagem.

No entanto, ao virar ligeiramente o olhar para a esquerda, é possível ver que Mona Lisa  está sentada não num banco qualquer, mas no que é popularmente conhecido como cadeira pozzetto. A cadeira, que significa “pequeno poço”, introduz um simbolismo subtil na narrativa que é tão revelador quanto inesperado.

De repente, as águas que se vêm atrás da Mona Lisa não parecem mais distantes e desligados da retratada, pois parece existir um recurso essencial que sustenta a sua existência e faz com que as águas fluam para ela.

Ao colocar Mona Lisa dentro de um “pequeno poço”, Da Vinci transforma-a numa dimensão flutuante do universo físico que ocupa.

Martin Kemp, historiador da arte e especialista em obras de Leonardo Da Vinci, também detetou uma conexão fundamental entre a representação da Mona Lisa e a geologia do mundo em que esta habita.

Jesús Belzunce Gómez / Flickr

Réplica de Mona Lisa em brande formato, em exposição no gasómetro de Oberhausen, Alemanha.

“O artista não estava literalmente a retratar o Arno pré-histórico ou o futuro”, afirma Kemp num estudo sobre Da Vinci, “estava a moldar a paisagem da Mona Lisa com base no que tinha aprendido sobre a mudança no ‘corpo da Terra’ para acompanhar as transformações implícitas no corpo da mulher como mundo menor ou microcosmo”.

Mona Lisa não está sentada diante de uma paisagem, ela é a paisagem.

O significado do poço

Como acontece com todos os símbolos visuais usados ​​por Da Vinci, a cadeira pozzetto é multi valente e tem mais do que uma ligação entre a Mona Lisa e o conhecido fascínio do artista pelas forças hidrológicas que moldam a Terra.

A sugestão subtil de um “pequeno buraco” na pintura, como o canal através do qual a Mona Lisa emerge à consciência, reposiciona completamente a pintura no discurso cultural.

Este não é apenas mais um retrato secular, mas algo espiritualmente mais complexo. As representações de mulheres “junto ao poço” são um marco na história da arte ocidental.

Além disso, as representações apócrifas da Anunciação no Novo Testamento (o momento em que o arcanjo Gabriel informa à Virgem Maria que ela irá dar à luz Cristo) ao lado de uma fonte eram comuns entre os ilustradores de manuscritos medievais e podem até ter inspirado o retrato mais antigo de Maria.

Museo del Prado / Wikimedia

La Gioconda. Versão de Mona Lisa do Museo del Prado (restaurada)

Como um emblema infinitamente elástico, como sugere Walter Pater, Mona Lisa é certamente capaz de absorver e refletir todas essas ressonâncias e muito mais.

“Água Viva”

No Evangelho de São João, Jesus faz uma distinção entre a água que pode ser tirada da nascente natural e a “água viva” que pode fornecer.

Enquanto a água de um poço só pode sustentar um corpo perecível, a “água viva” é capaz de saciar o espírito eterno.

As representações notáveis ​​da cena pelo pintor italiano medieval Duccio di Buoninsegna e pelo mestre renascentista alemão Lucas Cranach, o Velho, tendem a colocar Jesus diretamente na parede do poço, sugerindo o seu domínio sobre os elementos fugazes deste mundo.

No entanto, ao colocar o modelo metaforicamente no poço, Da Vinci confunde a tradição e sugere, em vez disso, uma fusão dos reinos material e espiritual, em um plano partilhado de criação eterna.

Na narrativa de Da Vinci, a própria Mona Lisa é uma onda milagrosa de “água viva”, serenamente contente por estar ciente do seu próprio infinito intenso.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Obsessão" pelo défice é para Bruxelas ver. Esquerda exige execução do OE2021

As metas do défice e da dívida previstas no Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta quinta-feira no Parlamento, não mereceram a aprovação do Bloco de Esquerda e do PCP. Num período de muita incerteza, …

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …