Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas à vista de todos, esta pode ser o ponto que faltava para se perceber melhor o significado da obra. 

Durante séculos, a atenção foi sempre direcionada para outros detalhes do quadro, como é o caso do sorriso, do posicionamento das mãos, dos olhos, ou até da paisagem.

No entanto, ao virar ligeiramente o olhar para a esquerda, é possível ver que Mona Lisa  está sentada não num banco qualquer, mas no que é popularmente conhecido como cadeira pozzetto. A cadeira, que significa “pequeno poço”, introduz um simbolismo subtil na narrativa que é tão revelador quanto inesperado.

De repente, as águas que se vêm atrás da Mona Lisa não parecem mais distantes e desligados da retratada, pois parece existir um recurso essencial que sustenta a sua existência e faz com que as águas fluam para ela.

Ao colocar Mona Lisa dentro de um “pequeno poço”, Da Vinci transforma-a numa dimensão flutuante do universo físico que ocupa.

Martin Kemp, historiador da arte e especialista em obras de Leonardo Da Vinci, também detetou uma conexão fundamental entre a representação da Mona Lisa e a geologia do mundo em que esta habita.

Jesús Belzunce Gómez / Flickr

Réplica de Mona Lisa em brande formato, em exposição no gasómetro de Oberhausen, Alemanha.

“O artista não estava literalmente a retratar o Arno pré-histórico ou o futuro”, afirma Kemp num estudo sobre Da Vinci, “estava a moldar a paisagem da Mona Lisa com base no que tinha aprendido sobre a mudança no ‘corpo da Terra’ para acompanhar as transformações implícitas no corpo da mulher como mundo menor ou microcosmo”.

Mona Lisa não está sentada diante de uma paisagem, ela é a paisagem.

O significado do poço

Como acontece com todos os símbolos visuais usados ​​por Da Vinci, a cadeira pozzetto é multi valente e tem mais do que uma ligação entre a Mona Lisa e o conhecido fascínio do artista pelas forças hidrológicas que moldam a Terra.

A sugestão subtil de um “pequeno buraco” na pintura, como o canal através do qual a Mona Lisa emerge à consciência, reposiciona completamente a pintura no discurso cultural.

Este não é apenas mais um retrato secular, mas algo espiritualmente mais complexo. As representações de mulheres “junto ao poço” são um marco na história da arte ocidental.

Além disso, as representações apócrifas da Anunciação no Novo Testamento (o momento em que o arcanjo Gabriel informa à Virgem Maria que ela irá dar à luz Cristo) ao lado de uma fonte eram comuns entre os ilustradores de manuscritos medievais e podem até ter inspirado o retrato mais antigo de Maria.

Museo del Prado / Wikimedia

La Gioconda. Versão de Mona Lisa do Museo del Prado (restaurada)

Como um emblema infinitamente elástico, como sugere Walter Pater, Mona Lisa é certamente capaz de absorver e refletir todas essas ressonâncias e muito mais.

“Água Viva”

No Evangelho de São João, Jesus faz uma distinção entre a água que pode ser tirada da nascente natural e a “água viva” que pode fornecer.

Enquanto a água de um poço só pode sustentar um corpo perecível, a “água viva” é capaz de saciar o espírito eterno.

As representações notáveis ​​da cena pelo pintor italiano medieval Duccio di Buoninsegna e pelo mestre renascentista alemão Lucas Cranach, o Velho, tendem a colocar Jesus diretamente na parede do poço, sugerindo o seu domínio sobre os elementos fugazes deste mundo.

No entanto, ao colocar o modelo metaforicamente no poço, Da Vinci confunde a tradição e sugere, em vez disso, uma fusão dos reinos material e espiritual, em um plano partilhado de criação eterna.

Na narrativa de Da Vinci, a própria Mona Lisa é uma onda milagrosa de “água viva”, serenamente contente por estar ciente do seu próprio infinito intenso.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …