Momento histórico: Mulheres desfilaram de fato de banho na Arábia Saudita

Red Sea Fashion Week / Instagram

Desfile da Red Sea Fashion Week na Arábia Saudita

A Arábia Saudita registou, esta sexta-feira, um momento histórico, ao permitir, pela primeira vez, um desfile com mulheres de fato de banho.

Modelos do sexo feminino desfilaram, esta sexta-feira, em fatos de banho pela primeira vez, na Arábia Saudita.

Trata-se de um evento histórico neste país muçulmano ultraconservador, onde, até há pouco tempo, as mulheres não eram autorizadas a sair sem a longa abaia preta.

Com braços e pernas a descoberto, as modelos desfilaram à beira de uma piscina com criações da designer marroquina Yasmina Qanzal.

“Quando chegamos, percebemos que um desfile de fatos de banho na Arábia Saudita era um momento histórico, porque foi a primeira vez”, destacou Qanzal à agência France-Presse (AFP).

O desfile aconteceu no segundo dia da Red Sea Fashion Week, que está em estreia e decorre num grande hotel de luxo na ilha de Ummahat Alshaikh, na costa oeste da Arábia Saudita, acessível apenas por barco ou hidroavião.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Red Sea Fashion Week (@redseafw)

Mulheres reprimidas na Arábia Saudita

Berço do wahhabismo – uma interpretação puritana do Islão – a Arábia Saudita lançou reformas sociais nos últimos anos, sob o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, aliviando as restrições impostas às mulheres e abrindo a sua economia ao entretenimento.

O maior exportador mundial de petróleo é há muito associado à repressão às mulheres devido às regras muito rigorosas que lhes são impostas, como a proibição de conduzir e a obrigação de usar a abaia – um vestido tradicional muçulmano que cobre as mulheres da cabeça aos pés.

Estas restrições foram levantadas há alguns anos, mas a lei do estatuto pessoal, que entrou em vigor em 2022, ainda inclui disposições discriminatórias contra as mulheres.

“É verdade que este país é muito conservador, mas tentámos mostrar fatos de banho elegantes que representassem o mundo árabe”, contou Qanzal.

“Esta é a primeira vez que um desfile de moda de praia acontece na Arábia Saudita, mas por que não? É possível e temos isso aqui”, realçou Shouq Mohammed, um influenciador de moda sírio, que compareceu no desfile.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.