Arqueólogos israelitas encontram moeda rara da Revolta de Barcoquebas

(dr) Koby Harati / City of David Archive

Arqueólogos em Israel descobriram uma moeda rara cunhada há cerca de 1900 anos, quando o povo judeu se revoltou contra a ocupação romana.

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), citada pelo site Live Science, a moeda de bronze é tão rara que, das 22 mil encontradas em escavações na Cidade Antiga de Jerusalém, apenas quatro remontam a esta revolta, chamada Revolta de Barcoquebas (terceira guerra judaico-romana).

Uma face da moeda tem um cacho de uvas e a inscrição “Ano Dois da Liberdade de Israel” e a outra apresenta uma palmeira com a palavra “Jerusalém”, tornando-a a única moeda já conhecida desta revolta que ostenta ostentar esse nome.

A Revolta de Barcoquebas foi uma rebelião do povo judeu contra o Império Romano, que explodiu no ano 132. O líder da revolta, Simão bar Coziba, começou a emitir moedas, como a recentemente encontrada no Parque Arqueológico William Davidson.

Segundo Donald Tzvi Ariel, responsável do departamento de moedas da IAA, estas moedas já são bem conhecidas dos arqueólogos, mas muitas delas (ao contrário desta) são encontradas fora de Jerusalém, o que ajuda os investigadores a mapear a revolta.

Então, como é que esta foi encontrada na Cidade Antiga? “É possível que um soldado romano da Décima Legião tenha encontrado a moeda durante uma das batalhas em todo o país e a tenha levado para o acampamento em Jerusalém como lembrança”, dizem os arqueólogos da IAA em comunicado.

De acordo com esta entidade, estas moedas foram cunhadas em moedas romanas, naquilo que terá sido um verdadeiro tom de desafio aos romanos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. uma revolta que explodiu ou que eclodiu?

    subsídios de milhões para uma comunicação social que nem escrever sabe

RESPONDER

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …