/

Arqueólogos israelitas encontram moeda rara da Revolta de Barcoquebas

2

(dr) Koby Harati / City of David Archive

Arqueólogos em Israel descobriram uma moeda rara cunhada há cerca de 1900 anos, quando o povo judeu se revoltou contra a ocupação romana.

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), citada pelo site Live Science, a moeda de bronze é tão rara que, das 22 mil encontradas em escavações na Cidade Antiga de Jerusalém, apenas quatro remontam a esta revolta, chamada Revolta de Barcoquebas (terceira guerra judaico-romana).

Uma face da moeda tem um cacho de uvas e a inscrição “Ano Dois da Liberdade de Israel” e a outra apresenta uma palmeira com a palavra “Jerusalém”, tornando-a a única moeda já conhecida desta revolta que ostenta ostentar esse nome.

A Revolta de Barcoquebas foi uma rebelião do povo judeu contra o Império Romano, que explodiu no ano 132. O líder da revolta, Simão bar Coziba, começou a emitir moedas, como a recentemente encontrada no Parque Arqueológico William Davidson.

Segundo Donald Tzvi Ariel, responsável do departamento de moedas da IAA, estas moedas já são bem conhecidas dos arqueólogos, mas muitas delas (ao contrário desta) são encontradas fora de Jerusalém, o que ajuda os investigadores a mapear a revolta.

Então, como é que esta foi encontrada na Cidade Antiga? “É possível que um soldado romano da Décima Legião tenha encontrado a moeda durante uma das batalhas em todo o país e a tenha levado para o acampamento em Jerusalém como lembrança”, dizem os arqueólogos da IAA em comunicado.

De acordo com esta entidade, estas moedas foram cunhadas em moedas romanas, naquilo que terá sido um verdadeiro tom de desafio aos romanos.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.