Arqueólogos israelitas encontram moeda rara da Revolta de Barcoquebas

(dr) Koby Harati / City of David Archive

Arqueólogos em Israel descobriram uma moeda rara cunhada há cerca de 1900 anos, quando o povo judeu se revoltou contra a ocupação romana.

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), citada pelo site Live Science, a moeda de bronze é tão rara que, das 22 mil encontradas em escavações na Cidade Antiga de Jerusalém, apenas quatro remontam a esta revolta, chamada Revolta de Barcoquebas (terceira guerra judaico-romana).

Uma face da moeda tem um cacho de uvas e a inscrição “Ano Dois da Liberdade de Israel” e a outra apresenta uma palmeira com a palavra “Jerusalém”, tornando-a a única moeda já conhecida desta revolta que ostenta ostentar esse nome.

A Revolta de Barcoquebas foi uma rebelião do povo judeu contra o Império Romano, que explodiu no ano 132. O líder da revolta, Simão bar Coziba, começou a emitir moedas, como a recentemente encontrada no Parque Arqueológico William Davidson.

Segundo Donald Tzvi Ariel, responsável do departamento de moedas da IAA, estas moedas já são bem conhecidas dos arqueólogos, mas muitas delas (ao contrário desta) são encontradas fora de Jerusalém, o que ajuda os investigadores a mapear a revolta.

Então, como é que esta foi encontrada na Cidade Antiga? “É possível que um soldado romano da Décima Legião tenha encontrado a moeda durante uma das batalhas em todo o país e a tenha levado para o acampamento em Jerusalém como lembrança”, dizem os arqueólogos da IAA em comunicado.

De acordo com esta entidade, estas moedas foram cunhadas em moedas romanas, naquilo que terá sido um verdadeiro tom de desafio aos romanos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. uma revolta que explodiu ou que eclodiu?

    subsídios de milhões para uma comunicação social que nem escrever sabe

RESPONDER

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …

"Erro grosseiro". Câmara de Lisboa assume responsabilidade pelo acidente no metro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que o desabamento que ocorreu terça-feira no túnel do metro na Praça de Espanha decorreu de um "erro grosseiro" numa obra da autarquia, assegurando …

Portugal com mais oito mortos e 825 novos casos

Portugal contabiliza hoje mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 825 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já …

"Não se aprendeu nada" com Pedrógão. Época de incêndios acaba com 65 mil hectares ardidos e morte de cinco bombeiros

A época mais crítica de incêndios florestais termina esta quarta-feira com cerca de 65 mil hectares de área ardida e a morte de cinco bombeiros e de um piloto de um avião de combate aos …

Deputados britânicos aprovam proposta de lei que anula parte do acordo do Brexit

Os deputados britânicos aprovaram, esta terça-feira, uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar de divergências dentro do Partido Conservador, este texto, que o Governo …