Moçambicano morto no fim-de-semana em ataque xenófobo em Joanesburgo

Um moçambicano morreu no fim-de-semana na cidade de Joanesburgo, África do Sul, vítima de xenofobia, disse o cônsul de Moçambique na cidade, Damasco Mate, em declarações ao Notícias, diário de maior circulação em Moçambique.

Segundo o Notícias, o moçambicano Emmanuel Sithole morreu no sábado ao ser atingido por golpes de instrumentos contundentes por um grupo de jovens sul-africanos e dedicava-se à venda de cartões de recargas de telemóvel e cigarros.

O cônsul de Moçambique em Joanesburgo contou que muitos moçambicanos fugiram das suas casas no fim-de-semana, refugiando-se em esquadras da polícia por temerem ataques.

Os casos registados no fim-de-semana são os primeiros em Joanesburgo relacionados com a violência xenófoba, que começou na província de Kwazulu Natal, há mais de duas semanas.

De acordo com Damasco Mate, três moçambicanos já morreram vítimas de violência xenófoba na África do Sul.

Os ataques contra estrangeiros na África do Sul obrigaram ao regresso a casa de 107 moçambicanos, de um total de 600 que estavam refugiados em centros de acolhimento na região sul-africana de Durban.

400 moçambicanos regressam na terça-feira ao país

Cerca de 400 moçambicanos fugidos da violência xenófoba na África do Sul são esperados esta terça-feira no centro de trânsito de Boane, sul de Moçambique, disse à Lusa o Instituto Nacional das Comunidades Moçambicanas no Exterior.

Segundo o diretor-adjunto do Instituto Nacional das Comunidades Moçambicanas no Exterior, Armando Chissaque, os repatriados serão depois transportados para as suas zonas de origem em Moçambique em autocarros fretados pelas autoridades moçambicanas.

“No centro de trânsito, vão ficar poucos dias, porque o desejo é que voltem para as suas zonas de origem”, declarou Chissaque.

O Governo moçambicano tem reiterado apelos para que se evitem atos de represálias contra cidadãos sul-africanos residentes em Moçambique, face à recusa de trabalhadores moçambicanos em permitir que os seus colegas sul-africanos continuem a trabalhar em território moçambicano devido à xenofobia na África do Sul.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …