Misteriosos muros cercam alguns dos lagos da exótica Titã

NASA / JPL-Caltech

Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Titã, a lua exótica de Saturno, estão cercados por muros que os limitam completamente a distâncias de até 30 metros, revelou um novo estudo.

A investigação, liderada pela cientista da ESA Anezina Solomonidou, analisou mais profundamente esta formações, tendo por base dados recolhidos durante a última missão da Cassini da NASA, que levou a cabo a sua última missão em 2017.

“A formação dos lagos de Titã e as suas características permanecem uma questão em aberto“, disse Solomonidou citada em comunicado.

“Estes muros podem ter pistas importantes sobre como as regiões polares de Titã que se encheram com o lago se tornaram naquilo vemos hoje, pesquisas anteriores revelaram a sua existência, mas como é que foram formadas?”, questionou.

A equipa de cientistas analisou cinco regiões próximas do pólo norte de Titã, área rica em lagos e “muralhas” desta natureza, tendo também observado três lagos vazios numa região próxima para depois ser possível comparar os dados.

Os lagos variam em tamanho, tendo os menores 30 quilómetros quadrados e os maiores até 670 quilómetros quadrados. Todos os lagos foram completamente cercados por muros com uma altura compreendida entre os 200 e 300 metros, estendendo-se até 30 quilómetros para o interior das margens do lago.

“Os dados espectrais mostraram que as paredes têm uma composição diferente em relação ao seu entorno [área adjacente]”, disse Solomonidou. “Os solos dos lagos vazios que estudamos também parecem ser espectralmente semelhantes às paredes, sugerindo que tanto as bacias vazias quanto os muros podem ser feitos ou revestidas com material semelhante, e, portanto, podem ter sido formadas a partir de um maneira similar.

ESA

Duas hipóteses para explicar os muros

Os autores sugerem dois possíveis mecanismos que poderiam ter formado estas paredes, enfatizando, contudo, que este é um trabalho ainda preliminar, longe de ser conclusivo.

A primeira possibilidade é baseada no facto de os solos dos lagos vazios e dos os lagos cheios terem diferentes elevações, explica a agência Europa Press. Partindo desta característica, os cientistas acreditam que um processo que envolve um subsolo saturado de lençol freático pode ser responsável responsável por estas formações.

A segunda sustenta que a bacia de um lago e a crosta que a circunda primeiro endureça e depois se esvazie, fazendo com que o lago se infiltrar no subsolo. A parte da região que não se enche permanece sobre o terreno circundante para formar uma parede.

“É difícil restringir o mecanismo exato que explica como é que estas paredes são formadas, mas com mais pesquisas chegaremos a um entendimento crescente de corpos intrigantes como Titã”, rematou Solomonidou.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Saturno, a lua exótica de Titã????
    ZAP faz uma descoberta revolucionaria!

RESPONDER

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …