Misteriosos muros cercam alguns dos lagos da exótica Titã

NASA / JPL-Caltech

Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Titã, a lua exótica de Saturno, estão cercados por muros que os limitam completamente a distâncias de até 30 metros, revelou um novo estudo.

A investigação, liderada pela cientista da ESA Anezina Solomonidou, analisou mais profundamente esta formações, tendo por base dados recolhidos durante a última missão da Cassini da NASA, que levou a cabo a sua última missão em 2017.

“A formação dos lagos de Titã e as suas características permanecem uma questão em aberto“, disse Solomonidou citada em comunicado.

“Estes muros podem ter pistas importantes sobre como as regiões polares de Titã que se encheram com o lago se tornaram naquilo vemos hoje, pesquisas anteriores revelaram a sua existência, mas como é que foram formadas?”, questionou.

A equipa de cientistas analisou cinco regiões próximas do pólo norte de Titã, área rica em lagos e “muralhas” desta natureza, tendo também observado três lagos vazios numa região próxima para depois ser possível comparar os dados.

Os lagos variam em tamanho, tendo os menores 30 quilómetros quadrados e os maiores até 670 quilómetros quadrados. Todos os lagos foram completamente cercados por muros com uma altura compreendida entre os 200 e 300 metros, estendendo-se até 30 quilómetros para o interior das margens do lago.

“Os dados espectrais mostraram que as paredes têm uma composição diferente em relação ao seu entorno [área adjacente]”, disse Solomonidou. “Os solos dos lagos vazios que estudamos também parecem ser espectralmente semelhantes às paredes, sugerindo que tanto as bacias vazias quanto os muros podem ser feitos ou revestidas com material semelhante, e, portanto, podem ter sido formadas a partir de um maneira similar.

ESA

Duas hipóteses para explicar os muros

Os autores sugerem dois possíveis mecanismos que poderiam ter formado estas paredes, enfatizando, contudo, que este é um trabalho ainda preliminar, longe de ser conclusivo.

A primeira possibilidade é baseada no facto de os solos dos lagos vazios e dos os lagos cheios terem diferentes elevações, explica a agência Europa Press. Partindo desta característica, os cientistas acreditam que um processo que envolve um subsolo saturado de lençol freático pode ser responsável responsável por estas formações.

A segunda sustenta que a bacia de um lago e a crosta que a circunda primeiro endureça e depois se esvazie, fazendo com que o lago se infiltrar no subsolo. A parte da região que não se enche permanece sobre o terreno circundante para formar uma parede.

“É difícil restringir o mecanismo exato que explica como é que estas paredes são formadas, mas com mais pesquisas chegaremos a um entendimento crescente de corpos intrigantes como Titã”, rematou Solomonidou.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Alguns do 600 lagos de hidrocarbonetos que pontinham a superfície de Saturno, a lua exótica de Titã????
    ZAP faz uma descoberta revolucionaria!

RESPONDER

Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos. Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca …

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …