Detetado um misterioso zumbido de uma criatura desconhecida

Os investigadores detetaram um misterioso zumbido de um peixe que não conseguiram identificar, na costa de Goa, na Índia.

Uma equipa de investigadores estava a gravar a melodia da vida marinha nos recifes de corais na costa de Goa, na Índia, quando detetou um estranho “zumbido” de uma misteriosa criatura.

Os investigadores estavam a escutar a vida marinha para aprender sobre o seu comportamento, movimentos e resposta às mudanças ambientais. Os cientistas colocaram um hidrofone — uma espécie de microfone aquático — perto da Ilha Grande, a uma profundidade de cerca de 20 metros.

“O nosso estudo, por muito tempo, envolveu predominantemente sistemas acústicos ativos na compreensão de habitats”, explicou Bishwajit Chakraborty, coautor do estudo, em declarações à VICE. “Usando sistemas de sonar ativos, adicionamos sinais sonoros aos meios aquáticos que afetam severamente a vida marinha”.

Os sons captados revelaram que os peixes que se alimentam de plâncton claramente sincronizavam as suas canções com os ciclos das fases da lua. Com a ajuda da inteligência artificial, os autores conseguiram identificar centenas de chamamentos de diferentes espécies marinhas.

No entanto, entre os sons de peixes já conhecidos, os investigadores ouviram um estranho zumbido de um animal que não foram capazes de identificar. Um zumbido semelhante já tinha sido gravado, no passado, na costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“Os dados espectrais e temporais revelam parâmetros estruturais dos dados sonoros que sugerem que o som pertence a um peixe”, disse Chakraborty. “No entanto, a falta de um repositório centralizado de gravações de som arquivadas atua como um grande obstáculo e não nos permite confirmar o tipo de espécie de peixe com base nos dados”.

Como tal, cientistas estão atualmente a trabalhar na elaboração de uma biblioteca de sons subaquáticos que ajudará os investigadores a monitorizar as paisagens sonoras do oceano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.