Descoberta misteriosa nova espécie de dinossauro herbívoro com 193 milhões de anos

(dr) Viktor Radermacher

A nova espécie é um ornitísquio, tal como o heterodontosaurus tucki

A espécie é o dinossauro ornitísquio mais antigo e primitivo encontrado na Ásia, um grupo que geralmente é mais encontrado na Gondwana.

Uma nova espécie de dinossauro herbívoro, Archaeocursor asiaticus, foi descoberta no sudoeste da China, datando de há 193 milhões de anos, no período Jurássico Inicial. Desenterrados na formação geológica de Ziliujing, perto de Chongqing, os restos fossilizados incluem um fémur esquerdo quase completo, atribuído a um dinossauro adulto jovem com cerca de 1 metro de comprimento.

Os investigadores da Universidade de Yunnan identificaram o Archaeocursor asiaticus como o dinossauro ornitísquio mais antigo e primitivo encontrado na Ásia. Os ornitísquios eram dinossauros herbívoros com estruturas da anca semelhantes às das aves, que mais tarde deram origem a grupos como os estegossauros, os anquilossauros e os ceratopsianos. No entanto, a sua história evolutiva inicial permaneceu durante muito tempo enigmática.

A descoberta, relata num estudo publicado na iScience, revela informações sobre os padrões de diversificação e migração dos primeiros dinossauros ornitísquios. Enquanto os fósseis anteriores deste grupo foram encontrados principalmente nas regiões do Gondwana, o registo fóssil de ornitísquios na Laurásia, que engloba a Ásia e a América do Norte, tem sido menos diversificado e amplamente dominado por dinossauros blindados, explica o Interesting Engineering.

Os investigadores propõem que o Archaeocursor asiaticus fornece provas de um evento de dispersão independente e anterior dos dinossauros ornitísquios do Gondwana para a Laurásia, anterior à migração dos dinossauros de armadura.

A espécie partilha semelhanças anatómicas com o Eocursor parvus, um dinossauro ornitísquio primitivo descoberto na África do Sul, apoiando ainda mais a teoria de uma origem na Gondwana seguida de uma migração para norte, para a Ásia Oriental, durante o período Pliensbachiano do Jurássico Inferior.

O período Jurássico Inicial marcou uma recuperação significativa e um desenvolvimento evolutivo após o evento de extinção Triássico-Jurássico, altura em que começaram a surgir os principais grupos de dinossauros, como os saurópodes e os estegossauros.

A descoberta do Archaeocursor asiaticus contribui para a compreensão da forma como os dinossauros ornitísquios se adaptaram e se espalharam por diversas regiões durante esta era transformadora.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.