Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

(dr) Muhammad Naeem Khan

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga civilização cristã na região.

Uma equipa de arqueólogos descobriu, nas montanhas rochosas de Skardu, na região de Baltistão, no Paquistão, uma misteriosa cruz com 1.200 anos, que pesa cerca de três toneladas. Os investigadores da Universidade do Baltistão visitaram o local e acreditam que o artefacto pode estar relacionado com a presença de uma antiga civilização cristã na região.

“A enorme cruz de mármore pesa entre 3 e 4 toneladas e mede aproximadamente 2×1.80 metros. Foi encontrada no cimo das montanhas de Kavardo, no Baltistão”, avançou a equipa em comunicado, citado pelo Ancient.

Apesar de ainda ser necessária datação por carbono e evidências científicas exatas, os investigadores acreditam que a cruz está relacionada com a presença do cristianismo na região. “Há muita emoção e muita divisão”, disse Muhammad Naeem Khan, da Universidade do Gilgit-Baltistão.

Wajid Bhatti, que investiga cruzes cristãs antigas na Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad, entrou em contacto com a universidade paquistanesa e disse ter reconhecido o estilo da cruz. Segundo o investigador, trata-se de uma cruz de Thoman, uma das maiores cruzes descobertas no subcontinente.

A Cruz de Kavardo“, como foi batizada, é a primeira evidência de uma cruz sagrada no Baltistão. “É uma grande notícia para todos nós que uma cruz antiga tenha sido encontrada em Skardu. Isso mostra que o cristianismo existiu nesta área. Atualmente, não há famílias cristãs, mas elas já existiram”, disse Mansha Noor, diretora executiva da Caritas Paquistão.

A equipa quer contactar universidades europeias e norte-americanas para desenvolver laços académicos e, desta forma, determinar a data exata da “Cruz de Kavardo”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

DGS confirma seis surtos ativos em lares. Provocaram 54 casos de covid-19

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou que existem, atualmente, seis surtos de covid-19 em lares, que resultaram em 54 casos positivos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou à TVI que existem atualmente seis surtos …

As contas de Portugal para passar aos "oitavos": derrota com França não é o fim

Portugal faz as contas para poder seguir para os oitavos de final do Euro 2020. A seleção até pode perder por duas bolas frente a França, desde que a Hungria não vença a Alemanha. Dinamarca, Holanda, …

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba. Um livro de dois jornalistas do The Washington Post …

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples. Luc P. Beaudoin, criador da aplicação …

Autárquicas. Já houve 12 desistências antes do tiro de partida

Acontece todos os anos e não é nenhuma surpresa. Até ao momento, já se contabilizaram 12 "falsas partidas", candidatos que desistiram da corrida autárquica antes da eleição. Esta terça-feira, o jornal Público faz um balanço dos …

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …