Descoberta misteriosa cidade romana de “proporções monumentais” em Espanha

2

Academia

A cidade tinha grandes infraestruturas e edifícios públicos e ficava no cruzamento de duas estradas. No entanto, o seu nome continua um mistério.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Zaragoza descobriu um enorme complexo arqueológico no norte de Espanha, na região dos Pirenéus. A descoberta foi relatada num relatório publicado na Academia.

Foram detetadas duas fases da ocupação da superfície do sítio: uma durante o período romano imperial (entre os séculos I e V) e outra durante o início da idade medieval cristã (entre os séculos IX e XIII). Apesar da grande dimensão da cidade e dos seus “edifícios de proporções monumentais”, ninguém sabe qual era o seu nome.

Segundo o El País, os especialistas também notaram que entre os séculos IX e XII, outra vila de camponeses foi sobreposta na cidade romana, sendo que há vários nomes possíveis dessa vila — Artede, Arteda, Artieda ou Arteda Ciuitate.

O sítio foi apelidado El Forau de la Tuta e está localizado a 1,5 quilómetros do centro da cidade de Artieda. Situa-se dentro de uma propriedade agrícola com 390 metros de comprimento e 140 metros de largura. Ocupa uma área de quatro hectares, mas é possível que seja ainda maior e que se estenda para outras zonas agrícolas ainda por explorar.

Esta comunidade romana fica perto de uma estrada que liga três cidades nortenhas: Iaca, Ilumberri e Pompelo. Conhecida como Camino Real de Ruesta a Mianos, esta estrada foi uma parte da rota francesa durante a Idade Média até Santiago de Compostela.

Dentro do convento da comunidade romana, os autores identificaram vários exemplos de artefactos de arte da ordem coríntia. As grandes dimensões e tipologia dos artefactos indicam que pertenciam a enormes edifícios públicos imperiais com colunas com mais de seis metros de altura, possivelmente um templo de um fórum, e podem ser datados do fim do primeiro século.

O estudo confirma que estes artefactos são provenientes de pelo menos dois monumentos diferentes e as suas tipologias indicam que foram esculpidos com pelo menos um século de diferença, o que mostra que houve o processo de construção da cidade foi longo.

A cidade conta também com um sofisticado sistema de esgotos e com umas termas, dois traços típico da engenharia romana. Foram também encontradas sepulturas de um grande cemitério e um fragmento de uma escultura que representa uma mão esquerda a segurar uma tigela de oferendas quase com o tamanho real. A comunidade estava também localizada no cruzamento de duas estradas.

Apesar de todas estas descobertas indicarem que a cidade era importante e tinha grandes infraestruturas, o nosso nome continua um mistério devido à falta de documentos históricos que a refiram, algo que surpreendeu os cientistas.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.